Betina Grusiecki se manifestou sobre o caso nas redes sociais. Ela acusa Da Cunha por ameaça, agressão e injúria. Jovem que acusa deputado Da Cunha de agressão agradece apoio e incentiva denúncias
A nutricionista Betina Grusiecki, que acusa o ex deputado federal Carlos Alberto da Cunha (PP) de agressão e ameaças, se manifestou sobre o caso nas redes sociais. Em vídeo, ela agradeceu o apoio que vêm recebendo da população desde a exposição do episódio envolvendo o ex-companheiro e incentivou outras mulheres a denunciarem violências domésticas e psicológicas (assista acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em outubro de 2023, o deputado conhecido como Delegado Da Cunha virou réu em uma ação de violência doméstica contra Betina, com quem mantinha união estável há três anos. Ela o acusa por ameaça, agressão e injúria. O deputado negou ter agredido a ex-mulher à Justiça. No entanto, um vídeo exibido pelo Fantástico, da TV Globo, surgiu como nova prova contra ele.
A vítima, que se manteve em silêncio desde a denúncia, gravou um vídeo falando sobre o caso e publicou nos stories do Instagram. “Estou passando aqui para agradecer o apoio, a força e todas as mensagens de carinho”, disse.
A nutricionista afirmou que recebeu diversos “relatos horríveis” de outras mulheres que sofrem ou já sofreram violência doméstica e psicológica. Desta forma, incentivou as vítimas a denunciarem.
“Não tenha medo de denunciar. Tenha medo de permanecer nessa situação porque a violência doméstica, psicológica, ela se intensifica cada vez mais. Cada vez que você perdoa, ela vai vir pior. Então nós somos fortes sim, conseguimos sair dessa situação”, enfatizou.
Ainda no vídeo, Betina agradeceu as advogadas dela e divulgou um projeto online que atende vítimas de violência doméstica. “Felizmente a gente tem apoio, a gente tem mulheres dispostas a nos ouvir e nos defender”, disse.
Betina publicou vídeo agradecendo apoio nas redes sociais
Reprodução
“Vida que segue”
A nutricionista ainda disse aos mais de 84 mil seguidores que seguirá usando a internet como ferramenta de trabalho para incentivar um estilo de vida saudável, com esporte e nutrição.
Da Cunha e Betina tinham relacionamento há anos
Reprodução
“Vida que segue. Quero compartilhar aqui com vocês, continuar compartilhando a minha rotina, continuar compartilhando coisas boas”, esclareceu.
Betina também garantiu que está em um momento feliz na carreira. “Sou muito feliz e muito grata com minha profissão, sou cada dia mais realizada com o que eu faço”, afirmou.
Relembre o caso
Ex-mulher grava vídeo do momento em que diz ter sido agredida e ameaçada pelo deputado Carlos da Cunha
A nutricionista Betina Grusiecki, de 28 anos, denunciou o deputado por ameaça, agressão e injúria em outubro de 2023. O casal mantinha união estável há três anos.
O Fantástico, da TV Globo, exibiu um vídeo de Da Cunha supostamente agredindo e ameaçando de morte a ex-companheira. Ele negou ter agredido a ex-mulher e citou apenas que o momento do casal não era bom. “Os dois estavam fora do prumo. Os dois estavam desestabilizados”. O laudo do Instituto Médico Legal (IML), porém, constatou escoriações no couro cabeludo e lesões corporais leves em Betina.
O advogado do acusado, Eugênio Malavasi, afirmou não ser possível confiar na veracidade do vídeo antes de uma análise. “Eu vou pedir a submissão desse vídeo à perícia. Porque esse vídeo não foi periciado. Não estou falando que é inverídico, mas não passou pelo crivo do Instituto de Criminalística. Não foi submetido a perícia oficial.”
Em nota enviada ao g1, a assessoria do deputado lamentou o “vazamento do material que está apensado ao processo e que corre em segredo de justiça”.
“Da Cunha não nega as agressões verbais mútuas ocorridas em 14 de outubro, fruto de uma ríspida discussão conjugal e, agora, expostas por meio de uma gravação claramente premeditada, mas reafirma que não agrediu fisicamente sua ex-companheira, agindo apenas para contê-la, sendo, ele sim, atingido de forma violenta, causando-lhe grave ferimento na cabeça”.
Ainda segundo a nota, a acusação de agressão física “não se sustenta”, inclusive pelos exames do Instituto Médico Legal (IML) “que não constataram lesões ou marcas em áreas sensíveis do corpo como rosto e pescoço”.
“Sobre os danos patrimoniais (roupas e óculos) – causados sob forte emoção -, Da Cunha se prontificou, desde o início, a ressarcir tais prejuízos, antes mesmo das medidas protetivas impostas pela Justiça”.
Procurada pela Globo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) justificou que, devido à atividade parlamentar, Da Cunha está afastado da atividade de delegado. Informou ainda que, contra ele, há cinco procedimentos em andamento pela Corregedoria da instituição, todos sem decisão definida.
Quem é Da Cunha?
Delegado da Cunha faz sucesso nas redes sociais ao mostrar cotidiano da Polícia Civil
Reprodução/Facebook
Em 2022, Da Cunha foi eleito deputado federal por São Paulo, sendo o 24ª candidato mais votado. Ele contabilizou 181.568 votos pelo Progressistas. O delegado começou a fazer sucesso na internet com vídeos que mostram operações policiais e o dia-a-dia dos agentes.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos