Testes para diagnosticar Covid-19 estão em falta há quase uma semana em Poços de Caldas, MG


Comunicado foi emitido pela Secretaria de Saúde no dia 13 de março e a situação se prolonga desde então. Outras cidades também enfrentam alta demanda, mas não registram déficit atualmente. Faltam testes para diagnosticar Covid-19 na saúde pública em Poços; entenda o motivo
Estão em falta há quase uma semana os testes para diagnóstico da Covid-19 na rede pública de Saúde de Poços de Caldas (MG). O comunicado foi emitido pela Secretaria de Saúde no dia 13 de março e a situação se prolonga desde então. Além de Poços, outras cidades também enfrentam alta demanda, mas não registram déficit atualmente (Veja mais abaixo).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, só neste ano já foram confirmados 281 casos de Covid-19 e três mortes. Em fevereiro, foram registrados dois óbitos de mulheres com mais de 50 anos. Já em março, um homem com 68 anos também foi vítima da doença; todos possuíam alguma comorbidade.
A secretaria de Saúde informou que já solicitou mais testes para o estado, mas ainda não há uma previsão de quando chegam para reabastecer a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Margarita Morales.
Enquanto isso, os médicos foram instruídos a avaliar os quadros com sintomas de Covid e recomendar tratamento e afastamento dos pacientes. (Entenda abaixo)
Teste de covid-19.
g1 PB
Devido ao aumento de casos, a Secretaria de Saúde publicou um comunicado no dia 2 de março, recomendando a volta do uso de máscaras em todas as unidades de saúde, para pessoas que apresentarem algum tipo de sintoma gripal.
No dia 6 de março, a Santa Casa de Poços também voltou a ter a obrigatoriedade do uso de máscara dentro do hospital, por qualquer pessoa, para tentar conter o avanço da contaminação por Covid.
“Independente de ter teste ou não, é recomendado que procure uma unidade de saúde quando tiver sintomas, que o tratamento é o mesmo, estando positivo ou não”, reforçou a diretora da UPA de Poços de Caldas, Michelle Bertozzi.
Comunicado em ofício
Em nota, secretaria de Saúde informou que na tarde de quarta-feira (13) os testes de COVID-19 esgotaram.
Conforme a pasta, os testes rápidos são de responsabilidade e fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Portanto, os testes RT-PCR ainda estão disponíveis para casos determinados pelo Ofício Circular n°53/2024/SVSA/MS.
O ofício considera a escassez atual de testes rápidos de antígeno na rede pública de saúde e recomenda que seja realizado testes em casos suspeitos de Covid que cumpre a definição de SG (Síndrome Gripal) e que fazem parte dos seguintes grupos:
a) Indivíduos elegíveis para o uso do antiviral Nirmatrelvir/Ritonavir (NMV/r): imunossuprimidos acima de 18 anos e idosos com 65 anos ou mais;
b) Gestantes;
c) Pessoas com comorbidades;
d) Crianças com idade menor ou igual a 12 anos;
e) Pacientes que retornaram, nos 14 dias anteriores à data de início dos sintomas, de outro município do Brasil ou de outro país que esteja com aumento de casos de Covid-19 nos últimos 30 dias;
f) Casos atendidos em unidades de vigilância sentinela para SG dentro do limite máximo de amostras semanais, conforme fluxo já estabelecido;
g) Casos hospitalizados com evolução para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)**;
h) Óbitos com suspeita de Covid-19;
Testes para Covid-19
Veja como está a situação em outras cidades populosas da região:
Em Passos, chegou a faltar testes no final de fevereiro, mas desde o dia 6 de março a realização de testes para pessoas sintomáticas foi normalizada. Passos registrou 549 casos positivos de Covid até agora.
Em Varginha, não faltou testes. A Secretaria de Saúde informou que todas as unidades de saúde possuem testes suficientes para testar a população que sentir os sintomas e procurar atendimento. Até o início de março, Varginha registrou 275 casos positivos de Covid, em 2024.
Em Pouso Alegre os testes não estão em falta e a quantidade existente pode durar de 2 a 3 meses. Segundo a prefeitura, no momento não há risco de faltar. Até o momento, foram registrados 402 casos de Covid em Pouso Alegre neste ano.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.