Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no prédio da Fatec Rubens Lara e da Etec Dona Escolástica Rosa, em Santos. Vídeo, obtido pelo g1, mostra o momento do resgate. Elevador de prédio estudantil trava no litoral de SP
Um elevador do prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Rubens Lara e da Etec Dona Escolástica Rosa, localizado em Santos, litoral de São Paulo, travou e despencou do andar térreo para o poço na manhã desta terça-feira (19). Os alunos foram retirados às pressas por outros estudantes (veja o vídeo acima). Ninguém ficou ferido.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Um estudante da Etec, que não quis ser identificado, contou ao g1 estava dentro do elevador que sofreu a pane. Ele disse que o equipamento estava no térreo e iria subir para as salas, quando um dos alunos apertou o botão para fechar as portas.
“O elevador desceu de forma repentina e a porta ficou aberta. Duas pessoas da ponta seguraram a porta que começou a querer fechar com a gente lá dentro. Já tinha gente passando mal pois estavam assustados e chorando”.
O jovem conta que ficou nervoso com a situação. Mesmo apreensivo, ele conseguiu escalar o equipamento e sair do elevador. Em seguida, começou a ajudar os outros alunos que estavam ‘presos’. “Estar lá dentro foi completamente desesperador. Eu simplesmente fiquei sem reação, mas tive a noção de sair de lá de dentro e ajudar a puxar as pessoas”.
Alunos ficaram presos em elevador de prédio da Fatec e foram resgatados às pressas, em Santos (SP)
Reprodução
Um vídeo, obtido pelo g1, mostra o momento do resgate (veja no início da reportagem). É possível ver os estudantes retirando os colegas que estavam dentro do elevador. De acordo com o aluno, haviam 17 estudantes na cabine.
“Não tiro a falta de responsabilidade dos alunos em exceder a capacidade, mas, dessa vez, não estávamos em excesso. É falta de responsabilidade dos responsáveis”, disse o aluno. Segundo ele, essa não é a primeira vez que isso aconteceu com o elevador da unidade. “Comigo essa é a terceira vez. Das outras vezes o elevador somente parava, dessa vez desceu”.
O Centro Paula Souza (CPS) informou que um dos elevadores travou entre dois andares. Todos os alunos que estavam dentro da cabine conseguiram deixar o local em segurança. Ninguém ficou ferido. A empresa de manutenção foi acionada para vistoriar o equipamento.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos