Vale do Paraíba e região podem ter temporais e ventos com mais de 100 km/h nos próximos dias, alerta Inmet


Condição é provocada por uma frente fria que avança sobre a região nesta quinta-feira (21). Vento em Caraguatatuba
Marcos Paulo da Silva/Vanguarda Repórter
A região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo podem registrar temporais e ventos com mais de 100 quilômetros por hora nos próximos dias, de acordo com alerta emitido pela Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (20).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O primeiro alerta, de nível laranja (o segundo de maior risco da escala) é válido para todas as cidades da região e se estende até a noite desta quinta-feira (21).
Estão previstas chuvas de 50 e 100 milímetros em um período de 24 horas, além de ventos com velocidade entre 60 e 100 quilômetros por horas. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, e alagamentos.
Chuva em Taubaté
Lucas Tavares/g1
A partir de sexta-feira (22) a situação é ainda mais alarmante. Isso porque o alerta aumenta para o nível vermelho (de maior risco, segundo o instituto) e segue até a manhã de domingo (24), com possibilidade de prorrogação.
Nesse caso, há grande risco de transtornos. Os moradores da região – principalmente aqueles de áreas de risco – devem ficar em alerta.
A Defesa Civil de São Sebastião, por exemplo, publicou nas redes sociais uma imagem sobre a possibilidade de chuva de 250 milímetros entre quinta-feira (21) e sábado (23). A cidade tem histórico de problemas com tempestades.
Alerta da Defesa Civil de São Sebastião
Divulgação/Defesa Civil de São Sebastião
A condição é motivada pela chegada de uma frente fria nesta quinta-feira (21). Segundo os meteorologistas, essa frente vai provocar queda nas temperaturas (de até 10°C) e temporais.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Orientações
De acordo com o Inmet, algumas orientações devem ser seguidas, tendo em vista a possibilidade de chuva e vento fortes. Confira abaixo:
Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Em caso de enxurrada, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
Em caso de situação de grande perigo confirmada, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre;
Acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) caso seja necessário.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.