![](https://s2-g1.glbimg.com/TukAR4hKPhAIMJ1sT3sY4QpRAZw=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/J/X/MwXQMnRHqhRj0JiN4C7Q/whatsapp-image-2024-03-21-at-13.13.23.jpeg)
Segundo o geólogo Caiubi Kuhn, o fenômeno ocorre por causa do volume elevado de chuvas na região. Vídeo mostra formação de, pelo menos, dez cachoeiras nos paredões
O guia de turismo Fernando Buttura registrou a formação de, pelo menos, dez cachoeiras, nos paredões de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, na tarde dessa quarta-feira (20). Segundo ele, essa foi uma experiência “incrível”. (assista acima)
“Eu acho incrível. porque tem que estar na hora certa, por causa da quantidade de chuva. Aquele arenito absorve a água, então tem que ser muita chuva para acontecer por pouco tempo. Foi super legal registrar”, disse Fernando.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Nas redes sociais, o clique gerou muitas discussões dos internautas, e um deles chegou a escrever que “mora em Cuiabá tem uns 30 anos e nunca tinha visto”.
Segundo o geólogo Caiubi Kuhn, essa formação ocorre por causa do volume elevado de chuvas na região, com isso, o solo e a rocha dos paredões não conseguem absorver a água, que escorre pela superfície e, quando chega na região de escarpa, forma as cachoeiras.
“Essas ‘cachoeiras’ só existem nesses momentos. Acabou a água, acabou as cachoeiras. Por isso que esse registro é tão especial”, explicou.
Imagens foram feitas na tarde dessa quarta (20)
Reprodução
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp