Polícia Federal prende suspeitos de praticar caça ilegal na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó


Segundo a polícia, os caçadores usavam cães e armas para a caça. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na Unidade de Conservação Floresta Nacional de Ipanema, nesta quinta-feira (21). Operação da PF apreende armas, celulares e prende suspeitos de caça ilegal em território de conservação
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão na Unidade de Conservação Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó (SP), nesta quinta-feira (21). Duas pessoas foram presas em flagrante com armas e munições.
De acordo com a PF, os caçadores usavam cães treinados para auxiliar na caça. As buscas foram feitas em um lote do Assentamento Ipanema, que faz divisa com a floresta, e também em uma chácara, localizada em Boituva (SP).
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A “Operação Ipanema” foi criada para combater grupos de caçadores ilegais que atuam na Unidade de Conservação da Flona. A investigação teve inicio em outubro do ano passado, quando o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) comunicou à PF sobre a presença de caçadores na unidade, que usavam cães de caça com coleiras rastreadoras.
Cães com coleiras rastreadoras eram usados para caça ilegal
Polícia Federal/Divulgação
Foram apreendidas quatro armas de fogo e celulares. Dois investigados foram presos em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Duas licenças para caça de controle foram canceladas pela Justiça Federal. Os investigados foram proibidos de utilizar cães para caça.
De acordo com a Lei nº 9.605 de 1998, quem mata, persegue, caça, apanha ou utiliza espécimes da fauna silvestre, sem a devida permissão, pode ser condenado a seis meses a um ano de prisão e multa. Se o delito for praticado em Unidade de Conservação, a pena é aumentada.
Arma apreendida pela Polícia Federal durante buscas
Polícia Federal/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.