Criada em 20 de março 2019, o serviço da Patrulha especializada da Guarda Civil é referência no atendimento e acolhimento às vítimas. Patrulha especializada da Guarda Civil de Petrolina é referência no atendimento e acolhimento às vítimas
Ascom/PMP
No mês internacional de luta por direitos das mulheres, a Patrulha Maria da Penha (GPAM), da Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, completa cinco anos de atuação, dedicado a segurança e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Criada em março de 2019, o serviço da Patrulha especializada da Guarda Civil é referência no atendimento e acolhimento às vítimas.
A Patrulha da Mulher atua 24 horas por dia, fiscalizando medidas protetivas, atendendo ocorrências via 153 e apoiando a Delegacia da Mulher (DEAM). Ao longo desses anos, foram realizados 11.334 acompanhamentos e fiscalizações de medidas protetivas de urgência e 666 atendimentos e chamados de emergências.
A equipe proporciona atendimento especializado, incluindo acompanhamento de vítimas, retirada de pertences, afastamento do lar e intimações. O órgão reforça que a mulher que estiver passando por alguma situação de violência, pode procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, que está funcionando 24h, ou registrar a denúncia pela central de atendimento da Guarda Civil Municipal, através do telefone 153.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE