Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas em todo o Ceará neste domingo de Páscoa


O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesse tipo de alerta, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Alerta de chuvas para todo o Ceará aponta risco de alagamentos, quedas de energia e descargas elétricas
Kid Júnior/SVM
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para todas as cidades do Ceará. Abrangendo os 184 municípios do estado, o aviso traz a possibilidade de ventos intensos que podem chegar até 100 quilômetros por hora. O alerta é válido até as 10 horas deste domingo (31).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O alerta atual é da cor laranja (perigo). Este é o segundo nível no grau de severidade do órgão. (Entenda abaixo os níveis).
🟡 No alerta amarelo (perigo potencial), há chance de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Neste tipo de alerta, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
🟠 No alerta laranja (perigo), as chuvas variam entre 30 e 60 mm por hora e podem chegar a até 100 mm por dia, com ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h. Neste nível, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
🔴 No alerta vermelho (grande perigo), o volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco.
Recomendações
Em caso de chuva intensa e rajadas de vento, é recomendado:
não se abrigar debaixo de árvores;
não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
evitar usar aparelhos ligados à tomada e, se possível, desligar os aparelhos e o quadro de energia
em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Chuvas no Ceará
Com as chuvas deste ano, Ceará está com 30 açudes que alcançaram 100% da capacidade.
Cogerh
Até a manhã deste domingo, o Ceará teve chuvas em 103 municípios, conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores aportes registrados foram em Limoeiro do Norte (111 milímetros), Amontada (98 milímetros) e Jaguaretama (87 milímetros).
O mês de março se encerra com um volume de chuvas acima da média histórica para o mês. Em balanço parcial no monitoramento da Funceme, o mês de março está atualmente com a média de 245,7 milímetros.
A média histórica para o mês no Ceará é de 206,5 milímetros, e o órgão passa a considerar o volume “acima da média” para março quando a média de chuvas ultrapassa o valor de 240,7 milímetros.
As precipitações deste ano também trazem resultados para os açudes do estado. Março se despede com um total de 30 reservatórios sangrando, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além destes, outros 16 açudes estão com volumes acima de 90% sem ainda ter alcançado a cota de sangria.
Ainda com dois meses de quadra chuvosa pela frente, o Ceará está com volume de 44% de capacidade total nos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh. No início da quadra chuvosa, em fevereiro, esse percentual era de 37%.

Assista aos vídeos mais vistos do g1 Ceará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.