VÍDEO: ônibus fica atravessado na pista após derrapar durante chuva em Salvador


Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (2), no bairro da Barra. Ônibus derrapa e fica atravessado em pista na Bahia
Um ônibus do transporte público de Salvador ficou atravessado na pista, no bairro da Barra, em Salvador, após derrapar durante a chuva que atinge a capital baiana na manhã desta terça-feira (2). Uma câmera de segurança flagrou o momento exato do acidente. [Veja no vídeo acima]
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O acidente aconteceu por volta das 5h30, na rua José Sátiro de Oliveira, no trecho conhecido como “Ladeira do Morro do Gato”. Informações iniciais apontam que o motorista perdeu o controle da direção do veículo, que transportava cerca de 15 passageiros. Não há informações sobre feridos.
As imagens mostram que ônibus, que fazia linha 1388, Barra-Pirajá, bateu em um carro, que estava estacionado. Outros dois veículos foram atingidos em seguida.
Após o acidente, o trânsito foi interditado e agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram para o local orientar os motoristas que tentam passar pela via.
Em entrevista à TV Bahia, o motorista do ônibus contou que o veículo teve uma pane elétrica e ele precisou realizar uma manobra para evitar um acidente com impactos maiores.
“Houve uma pane elétrica no veículo, ele desligou sozinho e eu não tive mais o que fazer a não ser mudar a direção e colocar ele no barranco”, afirmou.
O motorista disse ainda que não estava em alta velocidade e que não teve tempo de pensar em outra opção.
“Estava em uma velocidade de 30 quilômetros, descendo a ladeira. Quando ele desligou só deu tempo de gritar ‘Meu Deus!’ e segurar a direção. Se eu não fizesse isso aqui o carro teria capotado”, relatou.
Moradores relatam prejuízos
Moradores do bairro Vale das Pedrinhas relataram ter perdido eletrodomésticos e móveis após a água da chuva que atinge Salvador invadir casas na manhã desta terça-feira (2). Veja abaixo cenário em outros pontos da capital baiana.
Moradores de bairro em Salvador perdem eletrodomésticos e móveis após água da chuva invadir casas
Reprodução/TV Bahia
Um dos prejudicados foi Marcos Silva, que relatou ter monitorado a situação durante a madrugada. No entanto, ao deitar para dormir 10 minutos, o volume de água aumentou e ele não conseguiu retirar os pertences do imóvel.
“Toda hora é isso aí. Fizeram uma obra, mas deixaram inacabada e em vez de melhorar, piorou, porque quando chove, a água de esgoto entra dentro da casa. E u quero reformar a casa, deixar bonitinha, mas todo ano ela fica acabada”, lamentou o morador.
Moradores de bairro em Salvador perdem eletrodomésticos e móveis após água da chuva invadir casas
Reprodução/TV Bahia
Entre os móveis e eletrodomésticos perdidos estão um rack e uma televisão, que caiu no chão. Ele, que mora no local com a esposa e quatro filhos crianças, também registrou prejuízos com alimentos, que molharam com a água da chuva.
“Sempre perco móveis, já estou no sexto guarda-roupa e a geladeira é a terceira vez que queima. O berço da menina perdeu também”, contou Marcos Silva.
O g1 entrou em contato com a Defesa Civil para saber detalhes sobre a obra citada pelo morador, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Moradores de bairro em Salvador perdem eletrodomésticos e móveis após água da chuva invadir casas
Reprodução/TV Bahia
Bairros com mais volume
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, as fortes chuvas e trovoadas que ocorreram na madrugada desta terça foram provocadas pela formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM), associado.
“A previsão é de que não tivéssemos tanta chuva em tão pouco espaço de tempo. A tendência maior era de que vivenciaríamos o maior acumulado no sábado e domingo”, disse o secretário.
Bairros de Salvador com mais volume de chuva na manhã desta terça
Reprodução/TV Bahia
De acordo com Sosthenes Macêdo, esses sistemas podem durar várias horas e geralmente são caracterizados por intensas atividades convectivas, como chuvas intensas, trovoadas, rajadas de vento e, às vezes, granizo.
“Nós tivemos nas últimas duas ou três horas, um terço da quantidade prevista para todo mês de abril, que já é um mês extremamente chuvoso. Tivemos na região da Federação e de Ondina, mais de 100 mm, Campinas de Brotas foram 85mm”, contou.
Sosthenes Macêdo informou que existe a previsão de que a chuva permaneça pela manhã, mas com menos intensidade.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (CEMADEC), os bairros onde mais choveu nas últimas seis horas foram:
Ondina, com 102,4 mm;
Federação, com 100,2 mm;
Campinas de Brotas, com 85,8 mm;
Pituba, com 83,6 mm;
Brotas, com 79 mm;
Stiep, com 75,1 mm;
Engenho Velho de Brotas, com 72 mm;
Centro, com 68 mm;
Barbalho, 65,2 mm;
Sete de Abril, com 60 mm.
Alagamento no bairro da Pituba, nesta terça-feira
Reprodução/TV Bahia
A Codesal registrou alagamentos nos bairros da Pituba e do Bonfim. Um ônibus do transporte público da capital baiana ficou atravessado na pista após derrapar na Barra.
Um ônibus do transporte público da capital baiana ficou atravessado na pista após derrapar na Barra.
Reprodução/TV Bahia
Previsão em cidades da Bahia
Salvador e região metropolitana
Na capital baiana, as temperaturas ficarão entre 24ºC e 30ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o clima será de muitas nuvens com pancadas de chuva isolada. Existe ainda a possibilidade de trovoadas durante a manhã. A umidade máxima vai até 100% e os ventos se manterão de fracos a moderados.
Nas cidades da região metropolitana, a previsão será com possibilidade de chuvas isoladas durante a tarde e noite. Em Lauro de Freitas e Camaçari, as temperaturas vão variar de 25º C a 31ºC.
Feira de Santana
Em Feira de Santana, a 100 km da capital baiana, existe a possibilidade de chuvas isoladas durante a tarde e a noite desta terça. As temperaturas vão variar de 25º C a 32ºC.
Vitória da Conquista e Jequié
Na região sudoeste, Vitória da Conquista terá mínimas ainda menores, chegando a 20ºC, enquanto as máximas se elevam até 32ºC. A chuva deve atingir a cidade durante a tarde. De noite, existe possibilidade de trovoadas.
Em Jequié, a variação será de 21ºC a 34ºC, também com muitas nuvens e chuva isolada nesta terça.
Sul e extremo sul
Do sul ao extremo sul da Bahia, as cidades também serão atingidas por muita chuvas. Porto Seguro, um dos destinos turísticos onde essa previsão deve se confirmar, terá temperaturas entre 24ºC e 31ºC, com possibilidade de trovoadas no município.
Em Itabuna, as temperaturas são semelhantes, de 24ºC a 32ºC, e com muitas nuvens. O tempo deve se manter firme durante o dia, mas há previsão de chuva com trovoadas durante a noite.
Norte e oeste
O Inmet também tem previsão de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na região norte da Bahia. A cidade de Paulo Afonso fica com temperatura entre 24ºC e 36ºC e ventos moderados, enquanto em Juazeiro a variação será de 22ºC a 31ºC e muitas pancadas de chuva durante todo o dia.
Em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, a terça-feira também será marcada por pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a umidade máxima chegando a 100%, enquanto as máximas ficam em 29ºC e as mínimas em 22ºC. Já Barreiras, na mesma região, tem temperaturas de 21ºC a 32ºC.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.