Robótica na medicina: um aliado cada vez mais importante para a saúde


Robôs e tecnologias avançadas fazem cada vez mais parte da rotina de cuidados médicos. Especialistas de São Carlos explicam sobre algumas das principais aplicações
Crédito: Divulgação
Os filmes de ficção científica já previam, há muitos anos atrás, como robôs e humanos iriam conviver lado a lado no futuro. E, ao que tudo indica, esse futuro chegou: os avanços da Inteligência Artificial já são notórios e afetam cada vez mais diretamente o modo de vida das pessoas.
Na medicina, não é diferente: o uso da tecnologia robótica vem se desenvolvendo rapidamente, e surge como um importante aliado de médicos e profissionais da saúde em sua rotina de atendimentos e tratamentos.
“As aplicações da robótica na área da saúde são diversas, e tendem a evoluir e se expandir cada vez mais, em ritmo acelerado”, comenta Dr. Hélder Polido, urologista e Diretor Médico do Instituto Hélder Polido, centro de saúde multidisciplinar que é referência em São Carlos e região.
Dr. Hélder Polido, urologista e Diretor Médico do Instituto Hélder Polido, em São Carlos
Crédito: Divulgação
O profissional lembra que, assim como ocorre na rotina geral das pessoas, o uso de robôs na medicina está presente desde atribuições mais simples e cotidianas até tarefas de alta complexidade.
“Eles estão presentes tanto nos sistemas digitais de atendimento ao paciente quanto em próteses inteligentes, tecnologias de exames e até nas salas de cirurgia”, afirma.
Dr. Hélder faz referência aos chatbots – sistemas automatizados de atendimento aos pacientes, disponíveis em canais e plataformas digitais. Essa tecnologia oferece a possibilidade de um atendimento mais amplo, que pode funcionar 24 horas por dia, e que fornece mais comodidade e agilidade para quem precisa agendar uma consulta ou obter alguma informação.
Segundo o médico, o Instituto Hélder Polido já oferece essa ferramenta a seus pacientes.
“Contamos, claro, com um atendimento humano, formado por profissionais treinadas e orientadas a prestar o melhor acolhimento possível às pessoas, seja por telefone ou na recepção física. Mas também oferecemos a opção digital, com robôs de atendimento via WhatsApp, que podem agilizar alguns processos e atender a pacientes que buscam a conveniência de um atendimento rápido, com apenas alguns cliques”, explica o médico.
O Instituto Hélder Polido é considerado uma clínica digital, pois conta com diversos serviços automatizados, como agendamento online, envio de receitas digitais e lembretes de compromissos para os pacientes. Mas o uso da robótica no centro de saúde vai muito além disso.
Além da recepção física, Instituto Hélder Polido conta com opção de atendimento digital
Crédito: Divulgação
Cirurgias com o auxílio de robôs
Especialista em Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva (Videolaparoscopia e Robótica) pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), Dr. Hélder destaca como o uso de robôs em procedimentos cirúrgicos já é uma realidade em sua rotina.
“A área da urologia é uma das especialidades médicas onde o uso de robôs cirurgiões está mais avançado. Essa tecnologia permite ao médico a realização de um procedimento mais preciso e seguro, pois a aparelhagem robótica é menos sujeita a falhas”, pontua.
O profissional explica que os robôs podem auxiliar o cirurgião de diversas formas. Uma delas é posicionando os instrumentos na posição exata e no ângulo ideal para as incisões, o que é muito importante, especialmente em procedimentos de alta complexidade.
Outra ação dos robôs em cirurgias minimamente invasivas, como a endoscopia e a laparoscopia, é a manipulação da câmera intra-operatória. Estes procedimentos dependem de um vídeo, e o braço robótico é capaz de manter a câmera fixa, sem tremores, contribuindo para um andamento mais ágil e preciso das ações do médico.
Por fim, já é possível até mesmo comandar o robô cirúrgico à distância, sem que o médico precise estar, necessariamente, debruçado sobre o paciente. O profissional opera o robô através de um console, pelo qual movimenta alavancas que orientam as ações dos braços mecânicos.
“A telecirurgia utiliza um sistema inteligente, e os movimentos do médico são traduzidos para o robô, que executa movimentos muito mais leves, delicados e precisos. O cirurgião acompanha tudo pelo vídeo, e tem total controle das ações”, explica Dr. Hélder.
Dr. Hélder operando o robô cirurgião em uma telecirurgia
Crédito: Divulgação
Formação com pioneiro na área
O urologista comenta que sua especialização em cirurgia robótica foi realizada com a orientação do Professor Doutor Anuar Ibrahim Mitre, que realizou a primeira telecirurgia por robótica do Hemisfério Sul – a terceira da história – e é considerado um dos pioneiros na técnica.
Além do Dr. Hélder Polido, outros integrantes do corpo clínico do IHP também são habilitados em robótica: Dr. Carlos Eduardo Westin, urologista, Dr. Allan R. de Morais, gastrocirurgião, e Dr. Marcel Arouca Domeniconi, cirurgião oncológico. Em diversas situações, os profissionais atuam em parceria com Dr. Anuar Mitre, reunindo a equipe médica do Instituto Hélder Pelido e do Hospital Sírio-Libanes em cirurgias minimamente invasivas com uso de robôs.
Equipes do IHP e do Sírio Libanês atuando juntas em cirurgia minimamente invasiva
Crédito: Divulgação
Embora São Carlos ainda não possua um robô cirurgião, a equipe do IHP realiza as cirurgias robóticas em outras cidades, como São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru – com a vantagem do pré e pós-cirúrgico serem realizados em São Carlos. Essa possibilidade é um diferencial importante, especialmente em casos que requerem acompanhamento médico por longos períodos, como a prostatectomia radical (cirurgia de câncer da próstata), que demanda sessões de fisioterapia pélvica por até dois anos e visitas contínuas ao consultório.
Segundo Dr. Hélder, a robótica só deve crescer na medicina, alcançando mais especialidades e contribuindo cada vez mais para exames e procedimentos precisos e eficientes. Isso tudo, claro, sempre em paralelo ao fator humano, que jamais deixará de ser fundamental para o sucesso de qualquer ação médica.
“O acolhimento ao paciente, a escuta atenta e a construção de uma relação de confiança com o médico sempre serão fundamentais para a atividade da medicina. São questões universais, que seguirão relevantes, mesmo com o rápido avanço da tecnologia. Oferecer os dois lados ao paciente, o toque humano e a precisão robótica, é o caminho para promover mais saúde e qualidade de vida para as pessoas”, conclui o especialista.
CRM 58488 – CRM 153060 – CRM 154277 – CRM 126213
Serviço
Instituto Hélder Polido
Rua Maestro João Seppe, 900
Sala 133, Edifício Medical Center
Jardim Paraíso, São Carlos – SP
Site: www.institutohelderpolido.com.br
Telefone/WhatsApp: (16) 99312 5156 – (16) 3372 7163
Adicionar aos favoritos o Link permanente.