Cirurgia Plástica e a Terceira Idade: informações e orientações


Cuidados especiais devem ser realizados em prol dos pacientes com mais de 60 anos que desejem passar por um procedimento estético
Crédito: Envato Elements
A procura pela Cirurgia Plástica tem crescido muito entre as pessoas mais jovens nos últimos anos devido à grande quantidade de informações disponíveis e possibilidades que são disponibilizadas. No entanto, exige uma outra faixa etária que tem buscado com mais frequência as clínicas em busca de cuidar da aparência, e diz respeito às pessoas da terceira idade, mais precisamente com mais de 60 anos.
Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas querem se sentir bem e envelhecer com uma aparência jovial, mas sem perder a essência e a naturalidade. Existem alguns procedimentos que podem colaborar com este propósito e os mais solicitados são:
Blefaroplastia
É uma intervenção cirúrgica na região das pálpebras que atua na retirada do excesso de pele e gordura que resulta em um olhar caído e cansado, ou seja, combate a flacidez e promove a elasticidade desta região da face.
Lifting de sobrancelhas
Também falando da região dos olhos, o lifting de sobrancelhas possui algumas técnicas específicas que têm em comum a missão de levantamento da sobrancelha e melhora do aspecto do olhar.
Abdominoplastia
Com a perda do colágeno, a pele da região do abdômen pode ficar mais flácida e a abdominoplastia atua na retirada desse excesso de pele, reposicionando os músculos.
Os dois primeiros procedimentos vão trabalhar para alcançar um rejuvenescimento da face e outras intervenções também podem ser associadas, como a aplicação da toxina botulínica, por exemplo. Já a abdominoplastia tem relação com o contorno corporal.
Toda cirurgia exige cuidados especiais e na terceira idade as precauções precisam ser ainda mais intensas. O Cirurgião Plástico receberá o paciente, fará perguntas, entenderá as motivações para passar por uma intervenção estética, realizará exames e se tudo estiver alinhado e dentro das condições de saúde da pessoa, então, poderá se encaminhar para a realização do procedimento.
O alinhamento das expectativas por parte da equipe médica junto ao paciente será essencial para a obtenção de resultados que satisfaçam os desejos e necessidades, ressaltando que a saúde e bem-estar devem sempre ser colocados como prioridades.
Seguir as orientações médicas, realizar o repouso recomendado, ter uma alimentação rica em fibras, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro são atitudes que colaborarão para a potencialização dos resultados e para uma recuperação tranquila.
Dr. Nelson Letizio – CRM 39.108
Adicionar aos favoritos o Link permanente.