
Acompanhe resgate de araras-vermelhas e receita de pastel feito com farinha de milho. No programa deste sábado (6), a equipe do TG vai até Itatiba (SP) visitar o criadouro de aves Sérgio Polezel, local que abriga diversos indivíduos de araras-vermelhas que foram vítimas do tráfico de animais silvestres.
Na Hora do Rancho, aprenda uma receita tradicional de Pouso Alegre, cidade localizada no sul de Minas Gerais, que inclui a farinha de milho no preparo de pastéis.
O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo. Desde meados de março, o programa passou a começar às 14h30.
Para os telespectadores que não são das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após sua exibição na TV.
Resgate de araras-vermelhas do tráfico
No interior de São Paulo, a cidade de Itatiba abriga o Criadouro de aves Sérgio Polezel, uma referência no manejo e reprodução de aves raras. Hoje, o local é casa para várias araras-vermelhas vítimas de tráfico de animais silvestres.
No segundo semestre de 2023, durante fiscalização no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o Ibama apreendeu 60 ovos de aves com um homem que tentava embarcar para a Ásia. Os ovos foram encaminhados ao criadouro, que ficou responsável pelo cuidado das espécies.
Mesmo não sendo uma espécie ameaçada, a arara-vermelha desapareceu de lugares onde antes era comum, como Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e boa parte da Bahia. O objetivo do resgate as aves é reverter a tendência de extinção desses animais. As pessoas detidas pelo crime foram soltas e a polícia segue investigando o caso.
Duas araras-vermelhas que são cuidadas no criadouro Sérgio Polezel
Toni Mendes/TG
Pastel feito com farinha de milho
Na Hora do Rancho deste sábado (6), a jornalista Nicolle Januzzi visita a cidade de Pouso Alegre (MG) para conhecer uma receita considerada tradicional da cidade do sul de Minas.
Diferente do habitual, o prato utiliza farinha de milho ao invés de farinha de trigo, com recheio a gosto. No programa, utilizamos os recheios de carne, queijo e pizza.
Em Pouso Alegre, o pastel é feito com farinha de milho ao invés de trigo.
Rafael Smaira/Márcio de Campos
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente