Representantes dos órgãos de segurança pública do estado estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (9). Reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (9) no 3º BPM
Kamila Andrade/g1
Uma reunião de alinhamento para instalação da nova base integrada flutuante em Óbidos, no oeste do Pará, foi realizada na manhã desta terça-feira (9) com os órgãos de segurança pública do estado. O encontro aconteceu no 3º Batalhão de Polícia Militar, em Santarém.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública do Estado participaram do encontro que está montando as estratégias finais para implantação da base.
De acordo com o diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), Arthur Braga, a base tem o intuito de fortalecer a segurança nas rotas fluviais da região. Essa estratégia, já aplicada com sucesso no municípios Breves, nordeste do Pará,, visa combater os crimes, principalmente o tráfico de drogas, contrabando e pirataria.
“A base de Óbidos se propõe, é colocar o policiamento, a fiscalização, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, inclusive outros órgãos ambientais e de fiscalização que podem também se fazer presente. Nós estamos trazendo embarcações blindadas, que é para dar o enfrentamento contra essas organizações criminosas que vêm fortemente armadas”, enfatizou.
Além disso, um programa de treinamento será realizado para capacitar os agentes de segurança que atuarão na região. O recrutamento de policiais e agentes, familiarizados com a área e a dinâmica criminal, também faz parte da estratégia, visando aproveitar o conhecimento prévio dos profissionais e promover uma resposta mais eficiente aos desafios enfrentados.
A previsão para a instalação da base fluvial em Óbidos é até o final de maio. “Iremos reativar, a princípio agora, já no mês de maio, a base Candiru, já com toda uma estrutura, é uma base que já vinha sendo utilizada há alguns anos a nível federal, e hoje nós vamos reativá-la usando a estrutura do Estado, então ela vai ser incorporada ao Planejamento Estratégico do Estado através da Segurança Pública, destacou o superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Jamil Casseb.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região