Intercâmbio na França: escola de artes abre vagas para estudantes de cinema e audiovisual do Ceará; confira


A oportunidade é da Escola Porto Iracema das Artes e conta com 10 vagas. A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do formulário. Inscrições para o Projeto Porto MIS CineFabriqué seguem abertas até 14 de abril
Divulgação
A Escola Porto Iracema das Artes, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), está com inscrições abertas para o projeto Porto MIS CinéFabrique, que seleciona estudantes de cinema e audiovisual para um intercâmbio cultural na França.
A oportunidade conta com 10 vagas destinadas aos projetos que serão inscritos. A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do formulário até o dia 14 de abril.
Entenda
Porto Iracema das Artes
Divulgação/Governo do Estado
O projeto “Porto MIS CinéFabrique” promove a realização de 2 (dois) curta-metragens de ficção, em um processo formativo realizado em parceria entre os dois equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará e o programa internacional “Cine Nomad School”, da CinéFabrique, escola de cinema localizada em Lyon, na França.
Com atuação em diversos países, a oportunidade incentiva o intercâmbio entre jovens de diferentes nacionalidades e contempla, ainda, a ida do diretor e do montador de cada filme selecionado para uma temporada de pós-produção realizada inteiramente na sede da CinéFabrique, em Lyon, para a montagem dos filmes.
As despesas de deslocamento e hospedagem das pessoas beneficiadas são de responsabilidade das instituições parceiras.
A primeira etapa do projeto consiste no Ateliê de Roteiro de Curta-metragem de Ficção, um percurso formativo com foco no desenvolvimento orientado dos roteiros de ficção audiovisual, partindo das propostas apresentadas no processo seletivo.
Confira as etapas do Projeto Porto CinéFabrique:
📌 Primeira etapa
A primeira consiste no Ateliê de Roteiro de Curta-metragem de Ficção, ofertado pela Porto Iracema das Artes. Para esta etapa, serão selecionadas dez propostas de roteiros de ficção inéditos, de até dez minutos, a serem desenvolvidos sob orientação, entre abril e junho.
Os dez roteiros finalizados serão apresentados em um pitching para seleção dos dois projetos a serem contemplados na segunda etapa.
📌 Segunda etapa
A segunda etapa consiste na realização dos filmes por meio do programa Porto MIS CinéFabrique. A produção ocorrerá entre junho e julho de 2024. Cada equipe de realização será composta por 5 estudantes da CinéFabrique e 5 estudantes do projeto contemplado em Fortaleza (incluindo diretor/a e montador/a).
Quem pode participar
O mesmo proponente pode acumular as funções de roteirista e diretor ou roteirista e montador.
Pixabay
Podem participar do processo seletivo pessoas físicas, sendo, obrigatoriamente 1 diretor(a)-roteirista e 1 montador(a) por projeto, segundo os seguintes critérios de acesso:
Cearenses natos ou com residência comprovada no Estado do Ceará há 3 (três) anos;
Idade mínima de 18 (dezoito) anos;
Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e/ou formação continuada (mínimo de 160 horas) em cinema e audiovisual;
Formação e experiência comprovada com roteiro de ficção audiovisual de curta-metragem.
Ainda conforme informações da escola, o mesmo proponente pode acumular as funções de roteirista e diretor ou roteirista e montador. O projeto pode, opcionalmente, incluir 1 co-roteirista.
Poderão participar do pitching para o programa Porto MIS CinéFabrique somente os roteiros desenvolvidos no âmbito do Ateliê de Roteiros de Curta-metragem de Ficção, objeto desta seleção.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.