Os casos mostram uma queda contínua nesse tipo de ocorrência desde 2017, quando mais de 2.900 roubos foram registrados. Trânsito na Avenida Beira Mar em Aracaju (SE)
Anderson Barbosa/ TV Sergipe/Arquivo
O número de veículos roubados reduziu cerca de 36% no último ano, em Sergipe. Os números foram divulgados pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos nesta terça-feira (14).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Em 2023, foram 774 veículos roubados, 282 a mais do que no ano passado, quando 492 ocorrências foram registradas pela Polícia Civil. Os números ainda mostram uma queda contínua nos últimos oito anos.
Segundo o delegado Kássio Viana, o pior ano foi 2017, quando houve cerca de 2.900 ocorrências. “Na comparação com 2024, nesse intervalo de oito anos, é uma média de 2.500 a menos por ano”, afirmou.
Ainda segundo o delegado, existe uma prioridade contra os crimes violentos e com um trabalho para barrar os roubos contra motoristas de aplicativo, apresentando uma redução substancial, desde 2022 após a criação de uma unidade especial dentro da DFRV para este tipo de ocorrência.
Em 2024, Sergipe atingiu a menor média histórica, mas, mesmo com a redução significativa, as estatísticas mostram que ainda são cerca de 64 casos por mês, cerca de 2 veículos roubados por dia em Sergipe. De acordo com o delegado, furtos de moto são os casos mais difíceis de rastrear e combater.
“A vítima, às vezes, teve sua moto furtada e, quando vai descobrir que foi levada, já se passaram 3 horas. Existe um dado importante: em apenas 40 segundos ela pode ser subtraída e, em cerca de duas horas, eles conseguem desmontar, jogar o chassis fora e não tem como recuperar, porque as peças são vendidas de forma separada”, destacou.