Aparição foi flagrada no Setor Vila União e durou cerca de 20 minutos. Segundo o astronomo amador Pedro Augusto, o cometa pode ser o mais brilhante de 2025. Vídeo mostra cometa C/2024 G3 ATLAS cruzando o céu de Goiânia
O astrônomo amador Pedro Augusto, de 17 anos, registrou a aparição do cometa C/2024 G3 ATLAS cruzando o céu de Goiânia, na noite de sábado (18). Na filmagem, o astrofotógrafo fica impressionado ao conseguir ver o fenômeno a olho nu entre os prédios da capital.
“Eu tô olhando e vendo ele. Coisa mais linda”, diz.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em entrevista ao g1, Pedro informou que esse cometa pode ser o mais brilhante de 2025, mas ainda pode aparecer outro que o supere. A aparição foi flagrada no Setor Vila União, por volta das 19h30, e durou cerca de 20 minutos.
De acordo com o astrônomo amador, um cometa é composto principalmente de gelo, poeira e rochas, que orbitam o Sol. “Quando ele se aproxima do Sol, o calor faz o gelo sublimar [passar direto de sólido para gás], formando uma ‘cauda’ brilhante que pode ser vista no céu”, explicou.
LEIA TAMBÉM:
CONFIRA: ‘Cometa do Século’ é registrado no céu de Goiás
VÍDEO: Meteoro é flagrado cruzando o céu de Goiânia
ECLIPSE SOLAR: Veja fotos do fenômeno em Goiás
Com mais de 120 mil seguidores e quase 3 milhões de curtidas no TikTok, o jovem compartilha nas redes sociais fotografias impressionantes do espaço e é conhecido por registrar meteoros, galáxias e até mesmo o “Cometa do Século” no ano passado.
A publicação do cometa C/2024 G3 ATLAS já atingiu mais de 41 mil curtidas no Instagram. Nos comentários, pessoas de outras regiões do país ficaram impressionadas com a visibilidade do céu de Goiânia.
Segundo Pedro, vai demorar para que haja outra exibição como essa. “Inicialmente, o cometa voltaria a cada 160 mil anos, mas com essa passagem sua órbita sofreu um alongamento, e está previsto para 600 mil anos”, comentou.
Cometa C/2024 G3 ATLAS é visto a olho nu no céu de Goiânia
Divulgação/Pedro Augusto
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás