Ipem realiza fiscalização anual de taxímetros em Macapá e Santana; veja cronograma


Processo iniciou no último dia (2) e segue até 31 de março. Interessados devem ir até o Ipem, na Zona Norte da capital. Ação do Ipem avalia verificação de taxímetros em Macapá e Santana
Segue até 31 de janeiro a fiscalização dos taxímetros de profissionais que atuam em Macapá e Santana. O processo realizado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) busca assegurar a cobrança justa das corridas aos passageiros (veja nesta matéria como fazer a verificação).
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A verificação obedece a um cronograma elaborado pelo Ipem em cada município. Nele estão descritos quais os dias de atendimento de acordo com as placas dos veículos. 
Em Macapá 
Janeiro: 
Veículos com placas de números finais de 1 a 4
Fevereiro: 
Veículos com placas de números finais de 5, 6 e 7
Março: 
Veículos com placas de números finais de 8,9 e 0
Em Santana
O Ipem informou que irá até Santana em uma ação itinerante. A ação deve ocorrer no último sábado de cada fim de mês. 
Janeiro: 
Veículos com placas de números finais de 1 a 4
Fevereiro: 
Veículos com placas de números finais de 5, 6 e 7
Março: 
Veículos com placas de números finais de 8,9 e 0
Como realizar a verificação? 
Ipem fiscaliza taxímetros
Freepik
De acordo com o Ipem, os condutores precisam ir até a sede do órgão para iniciar o processo, com os seguintes documentos atualizados: (veja endereço no final desta matéria). 
Certificados da verificação periódica; 
Certificado de registro;
Licenciamento de veículo e o comprovante de endereço.
Sobre a vistoria 
Os técnicos analisam a circunferência dos pneus, o que, segundo Ipem influencia diretamente no valor que o consumidor vai pagar no final da corrida. 
Também é verificado se permanecem os mesmos pneus em que o taxímetro foi configurado inicialmente. São analisadas, ainda, as inscrições obrigatórias do equipamento, incluindo dados como o número de série e o estado do lacre.
Os técnicos avaliam se há algum indício de violação e verificam toda a parte física e operacional do taxímetro, como a existência de leds queimados ou componentes destruídos.
O Ipem informou que, quando iniciada a verificação, é emitida uma taxa para o proprietário, que deve ser paga no dia seguinte ao procedimento.
Após o pagamento, o responsável pelo automóvel realiza o ensaio quilométrico em uma pista, onde é percorrido um quilômetro – com uma tolerância de 20 metros para mais e para menos – nas modalidades bandeira 1 e bandeira 2.
Ao final, o taxímetro deve registrar R$ 7,15 e R$ 7,75, respectivamente, em cada uma das modalidades, comprovando que o aparelho está configurado corretamente, dentro das normas do que pede a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Caso haja algum problema na bandeira 1 ou na bandeira 2, o taxímetro é reprovado. O proprietário retorna ao Ipem e é iniciada uma autorização de manutenção, em que ele terá que comparecer à oficina para fazer o reparo.
Após passar pela oficina, o veículo retorna ao órgão, onde é feito um novo ensaio para analisar o serviço feito na oficina. Se aprovado, o proprietário tem acesso ao certificado definitivo do taxímetro do veículo.
Segundo o gerente do Núcleo de Verificação Veicular do Ipem, Jefferson Barroso, os donos de automóveis que não realizarem a verificação de seus taxímetros serão multados.
“Se forem identificadas irregularidades no veículo do condutor, é aberto um termo de ocorrência, seguido de um auto de infração. O processo é encaminhado ao setor jurídico e o proprietário é formalmente notificado. A partir dessa notificação, ele tem um prazo de dez dias para apresentar sua defesa e protocolá-la no núcleo jurídico da Asejur, que ficará responsável por avaliar o caso e dar seguimento às tratativas jurídicas”, explicou Barroso.
Endereço Ipem: 
Rua Floriano Waldeck, nº. 1278, no bairro do São Lázaro.
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