![](https://s2-g1.glbimg.com/A01kLPvM0H0SvPyyHRmmls2zJ4g=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/V/IEtQI1QCAZXP5ZUkP8gg/fronteira-aberta.jpg)
Fronteira foi fechada para exercícios militares chamados de “Escudo Bolivariano” no país vizinho. Fronteira do Brasil com a Venezuela foi aberta nesta quinta-feira (23)
Reprodução
A Venezuela abriu a fronteira com o Brasil nesta quinta-feira (23) após fechar temporariamente para uma série de exercícios militares no país vizinho, que recebem o nome de “Escudo Bolivariano”.
A passagem entre os dois países fica na cidade de Pacaraima, ao Norte de Roraima. A fronteira amanheceu fechada na quarta-feira (22) para o treinamento.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que o fechamento foi tomado pelas autoridades venezuelanas, “alegadamente como medida de segurança durante exercícios militares rotineiros no país”.
Fronteira com o Brasil fechada para treinamento militar na Venezuela
Arquivo Pessoal
A região é monitorada pela 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron).
Esta foi a segunda vez em menos de um mês que a fronteira ficou fechada. A fronteira havia sido fechada pela última vez no dia 10 de janeiro, dia da posse de Nicolás Maduro como presidente do país vizinho pela terceira vez. Oficialmente, o Brasil não reconheceu a vitória de Maduro nem a da oposição.
Fronteira entre Brasil e Venezuela se encontra novamente fechada
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.