Equipamento conhecido como ‘bafômetro’ foi entregue ao coordenador do Departamento Municipal de Trânsito. Etilômetro adquirido pela Prefeitura de Óbidos foi entregue ao Demutran
Odirlei Santos / Ascom PMO
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) recebeu na sexta-feira (24) um etilômetro adquirido pela Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará. A ferramenta vai auxiliar o órgão nas ações realizadas para garantir o ordenamento do trânsito nas vias da cidade.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Conhecido popularmente como “bafômetro”, o equipamento mede a quantidade de álcool presente no organismo do condutor. O etilômetro digital portátil entregue ao Demutran foi adquirido com recursos próprios do município.
Acompanhado da secretária de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura, Máira Souza, o prefeito de Óbidos, Jaime Silva, fez a entrega do equipamento ao coordenador do Demutran, Sargento Rocha, e destacou a importância da atuação do órgão para combater as irregularidades no trânsito e salvar vidas.
“Essa entrega é muito importante porque esse etilômetro vai ajudar muito os nossos agentes no trabalho de identificar condutores que estão colocando em risco a vida das outras pessoas dirigindo alcoolizados. Por isso, vamos não só aumentar a fiscalização como vamos fazê-la de maneira mais eficiente com o emprego desse equipamento. Se for beber, não dirija, peça para outra pessoa dirigir para você porque nós vamos para as ruas fazer a nossa parte como órgão fiscalizador”, disse.
O Departamento Municipal de Trânsito está intensificando as fiscalizações com barreiras e outros pontos de monitoramento, principalmente aos fins de semana, devido ao período de carnaval, oportunidade em que aumenta o fluxo de veículos e o registro de infrações nas ruas de Óbidos.
Prefeito Jaime Silva e a secretária de Urbanismo Máira Souza fazendo a entrega do etilômetro ao chefe do Demutran, Sargento Rocha
Odirlei Santos / Ascom PMO
Sargento Rocha, militar da reserva que coordena o Demutran, também destacou a importância da chegada do etilômetro para ampliar a atuação do órgão fiscalizador com abordagens voltadas para a Lei Seca.
“De imediato, vamos providenciar a capacitação dos nossos agentes para operar o etilômetro. O crime de dirigir alcoolizado, embora não devesse, é um dos mais praticados e a incidência dessa prática criminosa é ainda maior nos fins de semana e feriados. Vamos combater essa prática e aplicar o rigor da lei. Essa é uma questão de preservação da vida das pessoas. O Demutran está se preparando para ampliar a atuação e garantir para toda a nossa sociedade um trânsito mais organizado e seguro”, garantiu o coordenador.
O Demutran está trabalhando, para em breve, promover uma reciclagem com os agentes que estão na ativa, como forma de também melhorar a atuação do órgão. Também está prevista a chegada, em breve, de novos agentes aprovados no concurso público da Prefeitura de Óbidos.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região