Pesquisa Quaest cristaliza custo político de retirada de debate sobre PIX sem esclarecer população. Lula faz discurso em ato de defesa da democracia
Evaristo Sá/AFP
Os dados da última pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda (27), mostram que o governo Lula 3 não foi capaz de criar marcas novas, ou comunicar novos feitos, e, por isso, está perecendo diante de uma oposição cerrada e, muitas vezes, avalanches de fake news.
A avaliação é de especialistas em marketing político ouvidos pelo blog, que fizeram uma análise do levantamento. 65% dos entrevistados diz que Lula não está conseguindo cumprir suas promessas de campanha. Instados a citar a notícia mais positiva desta gestão, um velho conhecido dispara: o Bolsa Família.
Já quando questionados sobre a notícia mais negativa, zero surpresa para quem acompanha o noticiário: a regulação do Pix.
No atacado, o saldo é um governo que “não conseguiu criar uma marca nova, não enfrentou uma oposição tão acirrada em seus primeiros oito anos (2003-2011) e agora parece balançar diante de adversários barulhentos e das fake news nas redes sociais”, analisou um publicitário.
Na prática, o tempo começa a correr fortemente contra os planos de sucessão de Lula, seja ele o candidato, ou um aliado. Sidônio Palmeira, o novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, terá um ano e meio para implementar novas ações de divulgação dos feitos de Lula 3. Isso porque em meados de 2026, a publicidade oficial é interrompida, por conta das eleições.
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