
Vídeo feito por turistas mostra casas tomadas pela água na zona rural de Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia. Cheia do rio é causada por outros rios que deságuam no Araguaia. Turistas usam motos aquáticas para passar por estradas alagadas após cheia do Rio Araguaia. Imagem: Sollymar Silva e Daniel Barbosa
Os turistas usam motos aquáticas para passar sobre estradas alagadas após a cheia do Rio Araguaia, na região rural de Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, no norte de Goiás. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) André Amorim explica que essa cheia é causada pelos rios que desaguam no Rio Araguaia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Em vídeo feito pelos próprios moradores no domingo (26), é possível ver que o volume de água em uma região habitada vai até a metade da altura das cercas que dividem os terrenos. O vídeo mostra ainda as casas tomadas pela água (assista acima).
Um dos turistas que filmou a cheia do Rio Araguaia foi Sollymar Silva. Ele contou ao g1 que mora em Goianésia, no centro de Goiás, e vai para região até três vezes por temporada. Segundo ele, essa região sempre alaga no período de chuvas.
“As pessoas acham que é perigoso por ser uma enchente. Mas não é aquela enchente igual a que a gente está acostumado a ver em alguns rios, com aquele volume de água que vem derrubando tudo. O rio vai subindo devagar”, relatou.
LEIA TAMBÉM
Botos voltam ao Rio Araguaia após encalharem em lago, diz Semad
Mais de 60 cidades estão em alerta para alagamentos em Goiás, e Caiado anuncia medidas de prevenção: ‘Mortes evitáveis’
Chuva faz ruas virarem rios e deixa moradores ilhados em cidades de Goiás
turistas usam motos aquáticas para passar por estradas alagadas após cheia do Rio Araguaia, Goiás
Reprodução/Sollymar Silva e Daniel Barbosa
Outro turista que também registrou a cheia do rio foi Daniel Barbosa, que mora em Porangatu, no norte do estado, e tem uma construção em Luiz Alves. Segundo Daniel, sua propriedade não chegou a alagar, por ter sido feita bem alta. Ele afirmou que cheias como esta acontecem, mas não a esse nível.
“O Araguaia, quando enche, realmente chega a derramar fora da caixa, que a gente fala assim, mas dessa vez ele encheu mais. Essa região é uma região que o pessoal todo já sabe dessas enchentes. Então, o pessoal que reside lá, que tem construção lá, já estão cientes, tanto que as construções sempre fazem um pouco acima do nível”, explicou.
Causa da cheia do Araguaia
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) André Amorim explicou ao g1 que a cheia do Rio Araguaia não é provocada pelas chuvas. “Não foram as chuvas em Luiz Alves que fizeram o Araguaia transbordar. Na verdade, são os rios que contribuem para o Rio Araguaia que favoreceram a elevação do nível. Então, os níveis ficaram mais elevados e transbordou”, esclareceu.
Segundo Amorim, a população local fica feliz com a cheia do rio por trazer muitos peixes. “Quando a água sai da caixa do curso natural dele espalha sobre aquelas pastagens, aquelas matas, formando pequenos lagos. Os peixes vão para lá até um local de reprodução. Mas quando a água começa a baixar, muita das vezes os peixes não conseguem voltar e corta esse elo do rio com esses pequenos lagos”, afirmou.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás