Casos aconteceram durante o final de semana para dificultar que o cliente perceba a movimentação em sua conta. Três pessoas foram vítimas do golpe “chupa-cabras”, em duas agências bancárias de Poços de Caldas (MG), no mês de janeiro. O prejuízo chega a R$ 84 mil, segundo o Procon, onde as vítimas registraram reclamações.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Os golpistas instalam um aparelho no caixa eletrônico que captura dados do cartão e senhas dos usuários. Quando o aparelho retém o cartão, um golpista se oferece para ajudar e troca o cartão da vítima por outro falso.
“Com a senha, ele [golpista] consegue acessar aquela conta, fazer os saques e também gastar no comércio. A gente teve notícia que uma dessas pessoas teve prejuízo no comércio local. O golpista compareceu ao comércio e fez gastos vultuosos”, disse a coordenadora do Procon, Fernanda Soares.
Três pessoas são vítimas do golpe chupa cabras em Poços de Caldas (foto de arquivo)
Guarda Municipal
De acordo com a coordenadora, o golpe é antigo e já há muito tempo não era registrado em Poços de Caldas. Ele acontece geralmente aos finais de semana, quando não há funcionários nas agências bancárias e para dificultar que a vítima perceba a movimentação na sua conta bancária.
Ninguém foi preso. Segundo Fernanda, os bancos já estão de posse das imagens das câmeras de segurança, verificando que de fato havia o dispositivo instalado e ressarcindo os clientes.
Desconfie
A cordenadora do Procon orienta a desconfiar de qualquer coisa estranha que ocorra em transções realizadas em caixas eletrônicos.
“A gente sempre dá dica para o consumidor de sempre ficar atento nas máquinas. Verificou que houve qualquer fato diverso ao que ele está acostumado, jamais solicite ajuda de desconhecidos. Também verifique se o cartão que está recebendo de fato é o dele próprio. Verifique se há alguma diferença diferenciação no caixa”, afirmou.
Se o cliente perceber que foi vítima do golpe do chupa cabra deve entrar em contato imediatamente com o banco para bloquear o cartão. Também é preciso formalizar uma reclamação junto ao banco, informando sobre a fraude e solicitando a devolução dos valores e registrar um boletim de ocorrência.
De acordo com o Procon, os bancos têm a responsabilidade de garantir a segurança das operações nos caixas eletrônicos. Isso envolve não apenas ressarcir os clientes em casos de fraudes, mas também implementar tecnologias preventivas, como o uso de chips em cartões, que são significativamente mais seguros do que a faixa magnética. Além disso, os bancos devem assegurar a manutenção regular dos caixas eletrônicos para detectar e remover dispositivos.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas