Maioria dos municípios paulistas não tem plano de drenagem, diz secretária estadual de Meio Ambiente


Assunto deve ser tratado em reunião convocada pelo governo Tarcísio de Freitas para esta segunda-feira (3) com municípios afetados pelas chuvas recentes. Ruas alagadas no bairro Seabra na Zona Leste de São Paulo, uma das mais afetadas pela chuva
Edi Sousa/Ato Press/Estadão Conteúdo
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai cobrar prefeituras paulistas para que implementem planos municipais de drenagem em cidades onde este instrumento não existe ou está desatualizado. Ele tem uma reunião prevista para as 15h desta segunda-feira (3) com prefeitos de municípios afetados pelas chuvas.
A Região Metropolitana da capital paulista foi fortemente castigada pelas chuvas neste final de semana.
Um motorista de aplicativo morreu afogado após ficar preso em seu carro durante um alagamento na noite de sábado (1°) na Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo. Ele foi a 18ª vítima das chuvas de verão no estado de São Paulo desde dezembro, segundo o balanço da Defesa Civil.
A ideia que é o encontro com os prefeitos desta segunda seja liderado pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
Tenho tentado muito estimular que as prefeituras façam ou atualizem seus planos de drenagem. Na grande maioria [deles], não tem plano ou está desatualizado.
O objetivo do governo do estado é ajudar os municípios com a implementação desses planos.
O Estatuto das Cidades, que é uma lei federal de 2001, estabelece que o Plano Diretor dos Municípios deverá conter, entre outros mecanismos, “medidas de drenagem urbana necessárias à prevenção e à mitigação de impactos de desastre”.
Mobilização até quarta
A secretária Natália Resende disse à GloboNews que equipes com atuação ligada ao combate aos impactos decorrentes das chuvas ficarão mobilizadas até esta quarta-feira (5) por causa da previsão de mais chuva no estado.
A grande preocupação das autoridades é com possíveis efeitos mais danosos principalmente na Grande São Paulo e na Baixada Santista.
A Defesa Civil prorrogou o alerta para chuvas intensas para todo o estado de São Paulo até quarta. O Gabinete de Crise, organizado pelo governo estadual, também permanecerá ativo para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais.
O vídeo abaixo, gravado por uma moradora e obtido pela TV Globo, registrou a rua alagada onde o motorista de aplicativo morreu afogado na Zona Leste. Nas imagens, é possível ver carros submersos.
Vídeo mostra rua alagada onde motorista morreu afogado na Zona Leste de SP
👉 Em caso de emergências, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Confira as recomendações da Defesa Civil:
Evite transitar por locais alagados.
Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes.
Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes.
Acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.