Uso equilibrado de produtos químicos e biológicos também é necessário Monitoramento regular das áreas produzidas contribui com o manejo adequado de doenças
Acervo/Agrios
O correto manejo das ferramentas usadas no controle de doenças pode fazer diferença vital no trabalho. Isso acontece porque fungos podem se espalhar rapidamente por meio de vento, água e o uso de ferramentas contaminadas. A implementação de medidas de biossegurança e a capacitação dos trabalhadores são fundamentais para reduzir a disseminação dos patógenos. Isso é especialmente importante no Vale do São Francisco, onde as culturas são mais sensíveis.
Mas o manejo fitossanitário exige uma abordagem multifacetada, indo além do manejo correto das ferramentas. É necessário combinar ciência, tecnologia e boas práticas agrícolas para proteger as culturas e garantir a sustentabilidade do setor agrícola.
Químicos e biológicos
Uma das estratégias necessárias é o equilíbrio entre o uso de produtos biológicos e químicos. Os biológicos são cada vez mais utilizados como medida preventiva e curativa, promovendo o equilíbrio do ecossistema e reduzindo a dependência de químicos. No entanto, em situações de alta severidade ou necessidade de resposta rápida, produtos químicos ainda são essenciais para uma ação eficaz.
Segundo a doutora em fitopatologia e especialista em fruticultura Meridiana Araújo, essa decisão exige o uso de outra estratégia: o planejamento das intervenções deve considerar fatores como as condições climáticas, o estágio de desenvolvimento da cultura e as regulamentações sobre resíduos químicos. Esse cuidado é crucial para atender aos padrões de exportação e garantir a segurança alimentar.
Monitoramento regular
A complexidade do manejo agrícola exige um monitoramento rigoroso para identificar precocemente os sinais de doenças e tomar decisões norteadas, como destaca Meridiana. Isso não apenas evita prejuízos econômicos, mas também garante que os produtos agrícolas atendam aos altos padrões exigidos pelos mercados internacionais. Por isso, o monitoramento de fungos em campo, que identifica a presença de esporos fúngicos no ambiente antes que os sintomas se manifestem, é uma estratégia fundamental neste contexto.
É também com base nos dados deste monitoramento que a equipe de Assistência Técnica da Seiva do Vale entra em campo para indicar os produtos mais adequados para resolver os problemas identificados. Com informações precisas fornecidas pelo monitoramento de fungos, é possível orientar o produtor para o uso da tecnologia mais eficiente, em dosagem e manejo realmente adequados.