Animal batizado como Antônio Jesuíno, foi encontrado às margens do rio Madeira, no dia 20 de novembro, ainda com o cordão umbilical. Macaco-coruja resgatado em RO
Tiago Frota/Rede Amazônica
Um macaco-coruja ganhou uma nova chance de vida após ser resgatado e cuidado por uma médica veterinária em Porto Velho. O animal, batizado como Antônio Jesuíno, foi encontrado às margens do rio Madeira no dia 20 de novembro, ainda com o cordão umbilical.
🔎 O macaco-coruja ou macaco-da-noite é uma espécie nativa da Amazônia e tem uma característica curiosa: possui olhos esbugalhados, semelhantes aos de uma coruja, isso porque a espécie tem uma visão adaptada ao escuro.
Ao g1, a médica veterinária Adna Chaves informou que o macaco-coruja pesava apenas 101 gramas quando foi encontrado. Hoje, o animal já chegou a 250 gramas, mas o caminho até a reabilitação completa é longo e cheio de desafios.
“Tinha casquinha do cordão ainda. Eles tiveram o maior cuidado, trouxeram aquecidinho, mas ele chegou com muita fome, porque a pessoa que encontrou pela madrugada não tinha o leite apropriado. E a gente começou a alimentar,” disse.
Macaco-coruja resgatado em RO
Tiago Frota/Rede Amazônica
De acordo com Adna, quando chegou à clínica, o pequeno Antônio precisava ser alimentado a cada quatro horas. Agora, a veterinária já introduziu frutas e outros nutrientes na dieta do animal. O objetivo é prepará-lo para uma vida mais próxima da natureza.
“Assim que ele terminar a parte da introdução alimentar, eu acho que no máximo 60 dias. Aí ele vai ser encaminhado pro centro de triagem, pra eles poderem começar a reabilitação dele no meio do bando”, ressaltou.
Veja notícias de Rondônia