Lúcio Borges, de 61 anos, lavava calçada quando ouviu pedidos de socorro da equipe do estabelecimento, em Londrina. Quando bombeiros chegaram, vítima estava consciente. Lucio, que também é porteiro, aprendeu a realizar primeiros socorros durante curso, há 15 anos.
Reprodução/RPC
O conhecimento adquirido há 15 nos em curso de segurança garantiu a Lúcio Borges, de 61 anos, a capacidade necessária para ajudar a salvar a vida do funcionário de um restaurante atingido por uma descarga elétrica enquanto trabalhava. Ele realizou massagem cardíaca na vítima, que conseguiu recobrar a consciência antes da chegada do Corpo de Bombeiros ao estabelecimento em Londrina, no norte do Paraná.
Em 2010, ele aprendeu as técnicas de reanimação para poder trabalhar como vigilante. Nas mesmas aulas, também foi ensinado a como lidar com incêndios.
✅ Siga o canal do g1 Londrina no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O acidente aconteceu nesta segunda-feira (3). O homem, de 41 anos, lavava a cozinha do restaurante e encostou em um fio energizado.
Quando os colegas de trabalho perceberam, desligaram a chave geral de energia e gritaram por ajuda. Lúcio lavava a calçada de um prédio próximo e correu para fazer o socorro.
Em entrevista à RPC, Lúcio contou que encontrou a vítima desacordada, caída no chão, e a virou para conseguir realizar as manobras de primeiros socorros. Ele estima que levou 10 minutos entre realizar a massagem cardíaca e os bombeiros chegarem.
Lúcio também explicou que pediu que o homem apertasse suas mãos e dobrasse as pernas, para conferir se os movimentos estavam preservados.
“O socorrista falou que o meu socorro foi excelente”, disse durante a entrevista.
Após o socorro, Lúcio falou que se sentia “mais espiritual”, porque aquela foi a primeira vez que ajudou a salvar a vida de uma pessoa. Ele ainda comemorou o fato de a vítima estar bem e se recuperando em casa, depois de passar por uma consulta na Unidade de Pronto Antendimento (UPA) do Jardim Sabará.
“Ele que vai me agradecer [quando se encontrarem novamente]. Aí eu vou ficar mais feliz ainda”, Lúcio falou à RPC.
Leia também:
‘Não encontrar pistas me desespera’: Mãe se muda para o Paraguai para procurar filho que estudava medicina no país e desapareceu
Entenda: Lindomar Furtado, um dos maiores traficantes do Brasil, escapou da prisão há 3 anos, quando fugiu 50 segundos antes da chegada da PF
‘Desacordado’: Homem escuta pedido de ajuda enquanto lavava calçada e socorre funcionário de restaurante que levou choque
Homem toma choque durante limpeza de restaurante
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste.