PF faz operação em São Carlos contra venda ilegal de celulares vindos do Paraguai


Justiça Federal bloqueou mais de R$ 8 milhões em contas bancárias vinculadas aos investigados. Operação da PF em São Carlos e Iracemápolis apreendeu eletrônicos
Divulgação / Polícia Federal
A Polícia Federal promove nesta quinta-feira (6) a Operação Marcos 12:17, que investiga crimes de descaminho relacionados à introdução e venda ilegal de aparelhos celulares e outros produtos, vindos especialmente do Paraguai.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Mais de 20 agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em São Carlos (SP) e um em Iracemápolis. Houve apreensão de uma grande quantidade de eletrônicos, que vão ser periciados.
À parte aos produtos, no endereço de um dos alvos foram recolhidas seis armas, incluindo longas, como fuzil e espingarda.
A investigação começou em agosto de 2024. A Delegacia de Polícia Federal de Araraquara recebeu denúncias sobre o comércio irregular de aparelhos eletrônicos pelas redes sociais.
Operação da PF em São Carlos e Iracemápolis também apreendeu armas longas
Divulgação / Polícia Federal
De acordo com a PF, os indícios apurados configuram o crime de descaminho, prática que consiste na sonegação de impostos e taxas devidas à União.
LEIA TAMBÉM:
INVESTIGAÇÃO: MP deflagra operação contra suposto esquema de corrupção na Secretaria de Cultura de Rio Claro
VÍDEO: Motorista derruba portão e bate em 7 carros em condomínio de São Carlos
FLAGRANTE: Idoso de 82 anos é atropelado por carro em Santa Gertrudes; motorista fugiu
Além dos mandados, a 2ª Vara Federal de São Carlos também determinou o bloqueio de mais de R$ 8 milhões em contas bancárias vinculadas aos investigados.
Ainda foram bloqueados veículos registrados em nome dos envolvidos e das empresas associadas às operações ilícitas. Por enquanto, nenhum nome com envolvimento nos crimes foi divulgado.
Durante as buscas foram apreendidos grande quantidade de produtos eletrônicos descaminhados nas empresas, veículos dos envolvidos e materiais de interesse da investigação, que serão periciados pelo Setor Técnico Científico da Polícia Federal.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.