Rara no Sul do Rio, ave encontrada debilitada é devolvida à natureza em Valença


Socó-boi (Tigrisoma lineatum) foi achado caído na mata ciliar do Rio Paraíba do Sul após se chocar com a fachada de um prédio. Animal ficou duas semanas no Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda. Rara no Sul do Rio, ave encontrada debilitada é devolvida à natureza em Valença
Uma ave que foi resgatada debilitada em janeiro deste ano foi devolvida à natureza na quarta-feira (5), no Parque Estadual Serra da Concórdia, em Valença (RJ). O animal é um Socó-boi (Tigrisoma lineatum), raramente encontrado na região Sul do Rio.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
A ave foi resgatada por uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Valença, que fazia uma manutenção na mata ciliar do Rio Paraíba do Sul. O animal estava sobrevoando a área quando se chocou contra a fachada de um prédio.
Como não voltou a voar, a ave foi levada por agentes do Inea para o Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (RJ) no dia 23 de janeiro.
Segundo o diretor do Zoo, biólogo Jadiel Teixeira, o animal precisou de cuidados veterinários devido a uma lesão em uma de suas asas.
Já recuperada, a ave foi solta na natureza por funcionários do Zoo e do Inea.
O Socó-boi vive às margens de rios e lagos, alimenta-se de peixes, moluscos, anfíbios e répteis. É uma espécie solitária, mede em torno de 70 cm de comprimento e pesa cerca de 840 gramas.
Socó-boi (Tigrisoma lineatum) é raramente encontrado na região Sul do Rio
Reprodução/PMVR
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.