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Segundo município da lista também fica no Paraná. Ponta Grossa, Apucarana e Pinhais carregam a 5ª, 6ª e 7ª posição no ranking. Trem acerta lateral de ônibus escolar da Apae no Paraná
Reprodução/Redes sociais
Curitiba é a cidade brasileira com mais acidentes de trem, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os dados do ranking nacional de 2024 mostram 29 ocorrências na capital – número que representa mais de 20% do total de acidentes no Paraná. Confira abaixo outras cidades do estado que estão no topo da lista.
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Paranaguá, no litoral do estado, vem logo em seguida da capital, com 18 ocorrências. Uma delas aconteceu em 20 de dezembro, quando um idoso sobreviveu após ser atropelado pelo trem.
Segundo a filha, apesar de não ter a audição 100% comprometida, ele tem problemas auditivos. O momento que o homem atravessou a linha do trem foi registrado por uma câmera de segurança. Veja no vídeo abaixo.
Idoso sobrevive após ser atropelado por trem no Litoral do Paraná
Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Apucarana, no norte, e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), também estão entre as dez cidades com mais acidentes de trem.
Tanto Ponta Grossa quanto Apucarana tiveram 11 ocorrências em 2024. A cidade de Pinhais registrou dez ocorrências. Os três municípios paranaenses carregam a 5ª, 6ª e 7ª posição no ranking nacional.
Cruzamentos mais perigosos em cidades do PR
Nos últimos quatro anos, os cruzamentos de Curitiba que registraram mais ocorrências, segundo a ANTT, foram:
R. Rutildo Pulido (Cajuru): 13 ocorrências
R. Sarg. Luiz Gonzaga Martins (Uberaba): 8 ocorrências
R. Sebastião Marcos Luiz (Cajuru): 7 ocorrências
R. Nova Esperança (Sítio Cercado): 6 ocorrências
R. Jornalista Aderbal Gaertner Stresser (Cajuru): 5 ocorrências
No Litoral, também existem quatro cruzamentos perigosos:
Paranaguá
Av. Cel. José Lobo: 9 ocorrências
Av. Cel. Santa Rita: 9 ocorrências
Av. Ford: 7 ocorrências
Morretes
Rod. Miguel Bufara: 6 ocorrências
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O que diz a concessionária e a prefeitura?
A Rumo, empresa que administra o transporte ferroviário no Paraná, afirma que faz inspeções em todas as passagens em nível para garantir a sinalização dos cruzamentos. No entanto, explica que o trabalho deve acontecer em conjunto com o município.
“Importante ressaltar que esse é um trabalho conjunto com as administrações municipais, responsáveis pelas sinalizações rodoviárias para pedestres e motoristas”, diz.
Atualmente, a Rumo e a ANTT discutem a renovação antecipada da concessão rodoviária no Paraná.
Para o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), é importante incluir nessa renovação a obrigatoriedade da construção de um contorno ferroviário.
“O ramal ferroviário atual passa na região central e por diversas áreas adensadas em bairros da cidade de Curitiba, causando diversos transtornos ao trânsito, produzindo tempos de espera para o transporte público, gera inúmeros acidentes, inclusive com mortos; e ainda produz ruídos que incomodam os moradores lindeiros. Precisamos de um contorno que retire essas linhas da região central”, destaca.
Como prevenir acidentes
Para evitar acidentes, a Rumo orienta os motoristas a:
Parar o veículo antes de realizar a travessia e se certificar de que não há trens se aproximando;
Realizar uma travessia segura, com atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
Ficar atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.
E também os pedestres a:
Sempre manter distância segura dos trens, parados ou em movimento;
Nunca caminhar sobre os trilhos, pois é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;
Nunca pegar carona nos trens e não praticar surfe ferroviário. São atividades ilegais que colocam a vida em risco.
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