![](https://s2-g1.glbimg.com/yZ9PSBDXVtWiKuU0VhUx2G0KBB8=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/i/ICbjAmTWK7oxUGMCizsw/g1-10-.png)
Fenômeno se encerra nesta quarta-feira (12) no estado gaúcho. Tempo começa a mudar com a chegada de uma frente fria sobre a costa com precipitações intensas, ventania e risco de granizo. Chuva no RS
Alderi Bertuzzi/ Rogerio Giaretta Jr/ RBS TV
O Rio Grande do Sul registrou, na terça-feira (11), as temperaturas mais altas do Brasil e enfrenta agora a chegada de temporais. O estado gaúcho está há mais de 10 dias sob calor extremo.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Cidades como Quaraí (43°C), Uruguaiana (41,3°C) e Campo Bom (41,3°C) foram as três cidades mais quentes do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No entanto, o tempo começa a mudar com a chegada de uma frente fria sobre a costa, trazendo chuvas intensas, ventania e risco de granizo em diversas regiões do estado. Veja abaixo previsão completa.
Quaraí é a cidade mais quente do país nesta terça-feira
Chuva forte
A instabilidade já começou a se manifestar em algumas partes do Rio Grande do Sul.
Municípios da Região Central, como Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Agudo e Restinga Seca registraram chuvas fortes durante a tarde de terça-feira. Em Faxinal do Soturno, os temporais vieram acompanhados de rajadas de vento.
Chuva na Região Central do RS
No Norte, a cidade de Erechim teve granizo.
Chuva em Erechim, no RS
Já em Quaraí, que chegou a registrar recordes históricos de temperaturas na última semana, também contou com um vendaval e chuva forte nesta terça-feira. A cidade da Fronteira Oeste alcançou uma marca de calor de 43,8ºC, maior temperatura do RS em mais de um século, segundo a Climatempo.
Chuva em Quaraí, no RS
A previsão aponta que, ao longo da madrugada de quarta-feira, novos núcleos de chuva devem se formar e poderão avançar pelo estado.
Calor persiste
Onda de calor no Sul do Brasil
Climatempo
A onda de calor que atingiu o estado nos últimos dias se encerra nesta quarta-feira (12), mas as temperaturas continuarão elevadas, segundo a Climatempo. Embora não atinjam mais os critérios técnicos para o fenômeno, o tempo seguirá abafado, especialmente no oeste gaúcho, onde os termômetros devem continuar marcando acima dos 35°C nos próximos dias.
Essa já é a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.
LEIA TAMBÉM
Justiça derruba liminar e autoriza volta às aulas na rede estadual do RS; escolas devem reabrir no dia 13
Onda de calor aumenta risco de queimadas e preocupa produtores rurais no RS: ‘campo já não tem mais’, diz secretário de Quaraí
Quase 75% das escolas estaduais do RS não têm ar-condicionado; aulas foram suspensas por onda de calor
Nesta quarta-feira, cidades como Maçambará e Itaqui devem registrar 38°C, enquanto São Borja e Uruguaiana podem alcançar 37°C.
G1 em 1 Minuto: O que é onda de calor?
Previsão para os próximos dias: temporais ganham força
A quarta-feira (12) será marcada pelo avanço da frente fria, intensificando as chuvas no estado. De acordo com a Defesa Civil, há previsão de temporais isolados, descargas elétricas e ventos que podem ultrapassar os 80 km/h, principalmente na metade Sul. A chuva pode ser volumosa, com acumulados de até 90 mm na Serra e na Campanha.
Conforme a Climatempo, nas outras áreas, a chuva será mais irregular, mas com potencial para se intensificar em alguns períodos. No período da tarde, na Serra, as instabilidades se intensificam, provocando chuvas isoladas, acompanhadas de raios e ventos fortes.
Na quinta-feira (13), a instabilidade deve continuar e se espalhar por todo o Rio Grande do Sul. Os temporais poderão ser mais generalizados, com rajadas de vento, raios e risco elevado de granizo. A chuva mais intensa deve atingir as regiões Sul e Leste do estado.
Cuidados com a saúde
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou um alerta para sintomas e cuidados com o calor excessivo, são eles: transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como aliviar o calor:
Aumentar o consumo de água durante todo o dia;
Usar roupas leves e de cores claras;
Ficar na sombra sempre que puder;
Evitar esforço entre 10h e 16h;
Tomar banhos frios para refrescar o corpo;
Usar protetor solar e acessórios de proteção.
Pôr do sol no fim da tarde, em Porto Alegre (RS), na tarde desta quarta-feira (11), com muito calor, devido às queimadas no sudeste e na região Amazônica.
EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
VÍDEOS: Tudo sobre o RS