![](https://s2-g1.glbimg.com/Bo_Z1wRyQukXPwGpNP68QqlMlao=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/e/A/72ctS7RmWnJbYVvXzSUw/30488a73495140791f87e76efa95ca3d.jpg)
Serviço é ofertado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para recém-nascidos e crianças, com encaminhamento médico. Cirurgia para correção de ‘língua presa’
Gea/Divulgação
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) administrado pelo Governo do Amapá oferece gratuitamente a frenectomia, procedimento de corte do freio da língua para recém-nascidos e crianças (entenda mais sobre a cirurgia nesta matéria).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Para ter acesso ao serviço, o responsável deve comparecer ao CEO com o encaminhamento de um clínico geral, odontopediatria, fonoaudiólogo ou dentista, além do comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de identidade do paciente.
O CEO fica localizado na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Macapá, entre as ruas Jovino Dinoá e Odilardo Silva, atrás do Hospital Alberto Lima (Hcal). Já o funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Frenectomia
A frenectomia é uma rápida cirurgia que consiste em um pequeno corte e remoção do frênulo, conhecido como “freio da língua”, que limita os movimentos e pode dificultar a amamentação em recém-nascidos, alimentação e a dicção de crianças.
E o diagnostico? O quadro de língua presa pode ser diagnosticado em diferentes idades, por um profissional especializado. Nos recém-nascidos, a identificação é feita por meio do teste da linguinha.
Geralmente, os bebês são encaminhados pelo Hospital da Mulher Mãe Luzia e Maternidade Bem Nascer a partir dos 28 dias de vida. Antes desse período, o procedimento pode ser feito na própria unidade em que o bebê nasceu. O importante é realizar a cirurgia quanto antes para evitar problemas, como explica a odontopediatra do CEO, Izabella Góes.
“Na introdução alimentar, a criança pode ter dificuldade de jogar o bolo alimentar de um lado para o outro enquanto mastiga, pode se tornar um respirador bucal. Quanto antes tratarmos isso, a criança vai ter maior qualidade de vida”, disse Izabella.
Além de melhorar a qualidade de vida do paciente. Izabella explica que quanto antes realizada a cirurgia, mais rápido é o processo de cicatrização, isso no caso dos bebês.
“Nós explicamos todo o procedimento aos pais ou responsáveis. Embora seja uma cirurgia, temos uma equipe totalmente treinada para realizá-la com segurança. Utilizamos anestesia para fazer o corte e avaliamos a necessidade ou não de levar pontos. A cicatrização é tranquila, geralmente pedimos para que a criança tome um sorvete e evite comida quente durante esse período”, explica a odontopediatra.
Após sete dias do procedimento, o paciente é avaliado novamente e encaminhado para o atendimento de fonoaudiologia. Todo o procedimento é realizado no CEO.
Balanço dos atendimentos
Centro Especializado em Odontologia
Gea/Divulgação
De acordo com dados do Centro, em 2024 o serviço atendeu 170 crianças com uma média de 14 cirurgias. Para 2025, a meta é atender 40 pacientes por mês. Para alcançar o número, o quadro de especialistas da unidade foi reorganizado, afirmou o coordenador do CEO, George Araújo.
“Reorganizamos o fluxo para que um especialista, que fazia vários tipos de procedimentos odontológicos, possa se dedicar apenas às cirurgias de freio lingual. Assim, conseguiremos dar vazão aos pacientes em espera, realizando cerca de 10 cirurgias por semana, chegando a 40 mensais”, disse George Araújo.
Além disso, esses profissionais passaram por uma capacitação por meio do projeto “Linguinhas Soltas”, voltado para cirurgiões dentistas do estado, com foco no diagnóstico e cirurgia da remoção do freio lingual em crianças.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: