Nível já havia ultrapassado nove metros no fim de semana, voltou a superar a marca nesta terça-feira (11), e seguiu avançando ao longo do dia. De acordo com a Defesa Civil, o manancial está com elevação de cinco centímetros por hora, com previsão de seguir aumentando. Nível está subindo cinco centímetros por hora, segundo a Defesa Civil Municipal
Defesa Civil de Rio Branco
Com mais de 60 centímetros de elevação, o Rio Acre ultrapassou a cota de atenção na capital acreana na medição das 6h desta quarta-feira (12), com 10,63 metros, de acordo com a Defesa Civil Municipal.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O nível já havia ultrapassado nove metros no fim de semana, e voltou a superar a marca nessa terça-feira (11), com 9,95 metros, e seguiu avançando. Confira as medições ao longo do dia:
6h – 9,95 metros
15h – 10,35 metros
18h – 10,43 metros
Isso significa que o rio aumentou 20 centímetros em 12h. Nas últimas 24 horas, foram acumulados 12 milímetros de chuva
Subida no início da semana
De acordo com a Defesa Civil Municipal, foram 65 milímetros de chuva entre a segunda (10) e a terça (11). Na segunda (10), o rio estava com 8,65 metros.
“Essa foi a maior chuva registrada nos últimos meses, de uma única vez. Houve uma mudança total no cenário em relação à parte hídrica, inclusive, nós tivemos alguns pontos de transbordamento de igarapés. Então, o Rio Acre está aumentando ainda a uma velocidade de cinco centímetros a cada hora, desde as 6H de ontem [segunda, 10], e nós já estamos com 9,95 metros aqui na capital Rio Branco”, alertou o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão, à rádio CBN Amazônia Rio Branco nessa terça (11).
Falcão disse ainda que há a possibilidade iminente de ultrapassar da marca dos dez metros ser ultrapassada rapidamente. “Haja vista que nós temos aumento de nível também dos municípios de Xapuri e Capixaba. Então, aqui deve aumentar nos próximas horas, porque também temos previsão de mais chuvas”.
O nível já havia ultrapassado os 9 metros no fim de semana, confirmando estimativa da Defesa Civil feita na sexta-feira (7), feita após o rio subir 3 metros em 24h.
Conforme o coordenador, o crescimento preocupa porque o espaço que havia no leito para que o volume de chuva preenchesse já foi ocupado, o que representa um risco maior de inundações caso o aumento do nível continue.
“Dos 10 primeiros dias do mês de fevereiro, nós tivemos chuvas em oito dias. Dos 31 dias de janeiro, nós tivemos chuvas em 21 dias. Então, significa dizer que realmente nós temos aquele inverno amazônico tradicional, porém, todos esses dias chovidos não tiveram volume tão alto, como nós tivemos no dia de ontem. E hoje, nós temos previsão de chuva também para algo em torno de 19 milímetros, que é muita chuva, já com os igarapés cheios e o rio cheio, acaba agravando um pouquinho mais a situação”, acrescentou.
Reveja os telejornais do Acre