![](https://s2-g1.glbimg.com/R4GnDxSBi3NRYzFkDjBHZzdC2eY=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/C/q/cQjh09QsAq23YEeGZuoA/2025-02-14t081736z-1225735432-rc27ucasyqnr-rtrmadp-3-ukraine-crisis-attack-chornobyl.jpg)
Drone russo atingiu o local durante ataques na madrugada desta sexta-feira (14). Incêndio no local foi controlado. Imagem mostra a estrutura do abrigo que cobre o antigo sarcófago que confina os restos do reator danificado, em Chernobil
Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia/Divulgação via Reuters
Um ataque russo feito com drones atingiu a usina nuclear de Chernobil, que fica na Ucrânia, nesta sexta-feira (14), segundo o presidente Volodymyr Zelensky, informou a agência de notícias Reuters.
Conforme a agência, o drone russo atingiu o abrigo da unidade de energia destruída na usina, causando um incêndio que já foi extinto.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Chernobil foi o local da pior catástrofe nuclear civil do mundo, quando um de seus quatro reatores explodiu, em 1986. Esse reator agora está envolto por um abrigo protetor, conhecido como sarcófago, para conter a radiação remanescente.
Os níveis de radiação não haviam aumentado até a manhã desta sexta, disse Zelensky.
“Até o momento, os níveis de radiação não aumentaram e estão sendo monitorados constantemente”, disse Zelensky, acrescentando que uma avaliação inicial encontrou danos significativos.
“O único país no mundo que ataca tais locais, ocupa usinas nucleares e trava uma guerra sem se importar com as consequências é a Rússia de hoje”, criticou.
Imagem mostra a parte interna da estrutura do abrigo que cobre o antigo sarcófago que confina os restos do reator danificado, em Chernobil
Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia/Divulgação via Reuters
Esta reportagem está em atualização.