Rodovia das região de Piracicaba terão 27 novos radares operando até maio deste ano, diz DER; veja onde vão ficar os equipamentos


Licitação para implantação foi aberta em 2021 e sofreu uma série de adiamentos. Rodovias de Piracicaba terão 27 novos radares
Divulgação
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) assinou, nesta sexta-feira (14), uma ordem de serviço para a instalação de 27 novos radares na região de Piracicaba (SP).
A previsão é que os equipamentos entrem em operação até maio, segundo o órgão. A licitação para implantação foi aberta em 2021 e sofreu uma série de adiamentos.
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Os trechos onde serão instalados os novos radares passam por Piracicaba, Limeira, Santa Bárbara d’Oeste, Iracemápolis e Nova Odessa. Veja onde eles vão ficar abaixo: 👇

Em todo o estado, estão previstos 649 novos aparelhos de fiscalização fixa. Os novos radares serão instalados nos trechos não concedidos à iniciativa privada do estado.
Segundo o DER-SP, são pontos estratégicos, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentes, levando em consideração também outros fatores, como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, e proximidade de passagem de fauna, entre outros.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explicou o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento, em nota.
Radares serão instalados em pontos com maiores índices de acidentes, diz o DER-SP
Leonardo Jacomini/g1
Aparelhos vão contar eixos de veículos
Além da fiscalização de velocidade, os aparelhos serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do departamento. Eles são do tipo fixo-redutor e fixo-controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar doppler).
O radar fixo-redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem.
Já o radar fixo-controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade.
ARQUIVO: Veja reportagem da época da retirada dos radares anteriores das rodovias da região
Radares anteriores removidos em 2021
O contrato anterior para operação dos radares terminou em 2020, mas a licitação aberta para instalação dos novos equipamentos foi marcada por adiamentos, questionamentos de edital e reformulações.
A nova gestão do DER-SP informou que revisou todos os contratos e licitações em andamento logo que assumiu, no início de 2023.
“Após análise, novos estudos de viabilidade foram feitos para a instalação de radares, já que os dispositivos anteriores haviam sido removidos em janeiro de 2021, após o término do contrato com as empresas responsáveis”, acrescentou.
Na licitação, quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 lotes licitados, divididos entre as 14 diretorias regionais do DER-SP, no valor total de R$ 83,7 milhões.
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