Com direção de Gabriel Knoxx, curta ‘Além da Escolha’ abre testes para elenco


Produção busca jovens busca jovens de Rio Branco com mais de 18 anos e não é necessário ter experiência ou formação artística anterior para se inscrever. Obra é estreia na direção do artista, eleito Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado em 2022. Curta-metragem ‘Além da Escolha’ abriu seleção para elenco
Divulgação
A produção do curta-metragem ‘Além da Escolha’ iniciou os testes de elenco para a obra, que deve marcar a estreia na direção do rapper e ator acreano Gabriel Knoxx. Jovens moradores de Rio Branco, a partir dos 18 anos, sem necessariamente formação ou experiência na área, podem enviar suas inscrições até o próximo dia 20 de fevereiro. (Veja abaixo como enviar o material.)
Como participar?
Os candidatos devem enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato por meio do telefone (11) 98611-6322. Também devem encaminhar um vídeo filmado na horizontal e com duração máxima de 1 minuto, no qual se apresentem, informem a idade e façam uma breve descrição de suas vidas.
Gabriel Knoxx recebeu Kikito de ouro em Gramado pela atuação em ‘Noites Alienígenas’
Arquivo pessoal
Arte como instrumento de salvação
Segundo a sinopse, o curta irá contar a história de dois jovens nascidos em uma comunidade periférica da capital acreana, dominada pelo crime organizado. “[Os personagens] lutam entre o sonho de se tornarem grandes músicos e suas realidades, porém a vida mostra que, no final, vencer ou perder está além de suas escolhas”, destaca um trecho do material de divulgação.
A obra reflete parte da trajetória de Knoxx, ele próprio filho de uma empregada doméstica e criado por três mulheres na periferia de Rio Branco. Aos 14 anos, ele saiu de casa e encontrou na arte uma forma de resistência.
“Acredito que a cultura salva vidas, pois ela se mantém ativa nas comunidades no dia a dia. Nesses lugares, os jovens são maltratados ao só conseguirem enxergar ruas esburacadas, falta de iluminação e segurança, além do crime organizado. A música, a dança, o grafite e outras diversas formas de arte entram na comunidade como uma luz na escuridão da vida deles”, explicou Knoxx ao g1.
Gabriel Knoxx teve a vida transformada pela arte
Reprodução
Da periferia de Rio Branco ao sucesso em Gramado
Em sua estreia na direção, o artista de 26 anos parece estar encerrando um ciclo ao oferecer a outros jovens a mesma oportunidade que teve anos antes, quando foi selecionado para o papel de Rivelino no longa-metragem ‘Noites Alienígenas’, com roteiro e direção de Sérgio de Carvalho.
“O projeto nasceu da necessidade de dar uma voz a esses jovens que lutam por uma oportunidade, que escolhem correr atrás e têm seus sonhos frustrados pela dura realidade de um jovem de periferia. Não é fácil estudar, muitas vezes com fome, ver nossas mães trabalhando duro para ter o mínimo”, destacou Knoxx sobre o projeto que ele capitaneia.
Equipe de ‘Noites alienígenas’, melhor filme do Festival de Cinema de Gramado
Cristiano Dalcin/RBS TV
Leia mais
Filme acreano ‘Noites Alienígenas’ é indicado a melhor filme no Prêmio Grande Otelo
Acreano que ficou conhecido por atuar em ‘Noites Alienígenas’ grava curta sobre a Cracolândia e fala como arte mudou sua vida
Filme Noites Alienígenas, produzido no Acre, é selecionado para ser exibido em festival de cinema na Suécia
Até a performance que lhe rendeu o Kikito de Ouro de Melhor Ator no Festival de Gramado de 2022, ele nunca havia atuado. Desde então, o artista, que chegou a passar fome e dormir na rua, participou do curta-metragem ‘Enquanto Meu Coração Bater Impetuoso’, de Luiz Maudonnet e Iuri Sales, sobre a realidade da Cracolândia, e da série ‘Um Dia Qualquer’, do Max.
Para este ano, além de dirigir o primeiro curta, ele também deve estrear na minissérie ‘Pssica’, dirigida por Fernando Meirelles e o filho Quico Meirelles, uma produção da O2 para a Netflix, com locações em Belém, no Pará, e estará no longa ‘Pardais (Coroa Branca)’, um filme mato-grossense dirigido por Ângela Coradini e Felippy Damian.
Com uma carreira em ascensão, o jovem, que só conheceu o mar aos 24 anos, espera formar outros como ele. “A vida entre o sonho e a realidade é uma luta constante do jovem periférico de nossa capital e do resto do Brasil”, concluiu.
Festival de Cinema de Gramado: ‘Noites alienígenas’ ganha prêmio de melhor filme
Vídeos g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.