
Superintendência afirma que o local não é ponto de parada para os veículos de acordo com um decreto publicado em 2016. Vendedores fecharam a rua, por pouco mais de meia hora, na manhã desta quarta (19). Strans proíbe parada de ônibus ao lado de praça em Teresina; vendedores protestam
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai proibir, a partir de março de 2025, a parada de ônibus intermunicipais na Rua João Cabral, ao lado da Praça da Costa e Silva, no Centro de Teresina. Vendedores ambulantes que trabalham na praça protestaram contra a decisão e fecharam a rua (assista acima), por pouco mais de meia hora, na manhã desta quarta-feira (19).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a pasta, o local não é um ponto de parada para os veículos de acordo com um decreto publicado em 2016 (entenda mais abaixo). Em nota, a superintendência informou que, embora os ônibus intermunicipais sejam cadastrados pela Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), compete à Strans fiscalizar por onde eles circulam dentro da capital (leia a nota completa ao fim da reportagem).
O protesto dos vendedores ambulantes começou às 8h30 e terminou às 9h15. Eles fecharam o acesso à Rua João Cabral e parte da Avenida José dos Santos e Silva, próxima a uma empresa de materiais de construção. Alguns atearam fogo em pneus.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Strans proíbe parada de ônibus ao lado de praça em Teresina; vendedores protestam
Vianey Moura
Em um vídeo publicado nas redes sociais, uma vendedora diz que trabalha na praça há sete anos e foi a responsável por colocar barracas, bancos para passageiros aguardarem os ônibus e até banheiros.
“Nós somos trabalhadores, idosos, crianças autistas. É o ganha-pão nosso. Aí vamos ficar de braços cruzados? Vamos vender para quem?”, questiona a vendedora.
Após o início da manifestação, o diretor de Operação e Fiscalização de Trânsito, da Strans, coronel Jaime Oliveira, acompanhado por agentes de trânsito da superintendência, conversou com os vendedores presentes na praça e orientou as empresas de ônibus intermunicipais sobre a decisão da pasta.
Em seguida, a Polícia Militar do Piauí (PMPI) foi acionada para prestar apoio à Strans na manifestação. Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI) também esteve no local e apagou as chamas dos pneus. A rua e a avenida foram liberadas logo depois.
A Strans afirmou que enviará equipes para fiscalizar os ônibus intermunicipais na rua a partir de março. Em caso de descumprimento da decisão, a superintendência multará as empresas e encaminhará os casos à Setrans. O g1 procurou a secretaria estadual e aguarda um posicionamento sobre o assunto.
Por onde os ônibus intermunicipais podem circular?
Transporte alternativo intermunicipal do Piauí
TV Clube
O Decreto Municipal 15.628/2016, assinado pelo ex-prefeito Firmino Filho, definiu os itinerários que os ônibus intermunicipais podem percorrer no Centro de Teresina. A Rua João Cabral, local do protesto desta quarta, não está entre eles.
A lei diferencia os ônibus que fazem linhas em percursos cuja distância máxima da capital seja de até 85 km e entre 85 e 100 km, além de separar as linhas que entram e saem da cidade. Além do Terminal Rodoviário de Teresina, as ruas e avenidas permitidas são as seguintes:
Avenida Frei Serafim;
Avenida Miguel Rosa;
Avenida Miguel Rosa (Norte);
Avenida Maranhão;
Avenida Campos Sales;
Avenida Pres. Getúlio Vargas (BR-343);
Avenida Joaquim Ribeiro;
Avenida Pedro Freitas;
Avenida Barão de Gurguéia;
Avenida João XXIII;
Avenida Barão de Castelo Branco;
Avenida Marechal de Castelo Branco (Balão do CFAP);
Avenida Higino Cunha;
Avenida Leônidas Melo;
Avenida Miguel Rosa;
Avenida Nações Unidas;
Rua São Pedro;
Rua Rio Grande do Sul.
Confira a nota completa da Strans:
A Strans – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, informa que o local ao lado da Praça da Costa e Silva, centro da Cidade nunca foi ponto de ônibus. A decisão do órgão que passará a valer a partir do mês de março de 2025, em proibir a parada desses ônibus nesse local vai de acordo com o Decreto Nº 15.628, de 12 de Janeiro de 2016, onde disciplina a circulação de ônibus intermunicipais na cidade de Teresina.
Os ônibus intermunicipais são cadastrados pela SETRANS – Secretaria Estadual de Transportes, porém, dentro do município de Teresina, a STRANS é responsável em fiscalizar por onde estão circulando esses veículos.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube