
Número de banhistas aumentou 30% no mês de janeiro em relação aos meses de novembro e dezembro de 2024 frequentando os 11 parques esportivos com equipamento em funcionamento, segundo a prefeitura. Número de banhistas em piscinas públicas cresce 30% em Campinas
Com o calor, a procura pelas piscinas públicas aumentou 30% em Campinas (SP) segundo dados da prefeitura. No entanto, nem todas as praças de esportes possuem o equipamento ativo, das 15 praças de esporte atualmente com piscinas abertas, quatro estão desativadas. Veja endereços abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A equipe da EPTV, afiliada da rede Globo, visitou parques que possuem piscinas e encontrou algumas delas vazias. Em conversa com moradores foi registrada preocupação sobre o abandono e como o acúmulo de água pode favorecer a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como dengue e febre-amarela.
“A piscina, você já viu, cheia de lixo, cheia de água. Ninguém limpa, ninguém faz nada, ninguém toma nenhuma atitude. Não sei o que fazer. É pernilongo, é dengue, tenho duas crianças em casa. A gente corre risco”, diz Jaison Adriano Calil, chapeiro e vizinho da praça de esportes na Vila Proost.
Campinas tem piscinas públicas abandonadas e sem manutenção em meio ao calor e aumento de visitantes
Reprodução EPTV
Equipamentos abandonados
Na Vila Pompeia existe um equipamento público que poderia estar servindo à população, mas atualmente está vazio. A limpeza da piscina da Praça de Esportes Olímpio Dias Porto aparenta estar em dia, mas faz tempo que os moradores não podem utilizar o local.
“Faz muitos anos que ela está fechada, eu só sei que a piscina já foi boa. Já fizemos hidro e de repente sumiu. Tinha água, tinha professor e agora não tem mais nada”, falou a aposentada Joana Araújo.
“Eu via muita criança nadando aí, crianças, jovens. Eu via bastante gente nadando aí. Mas depois começaram a invadir, começaram a fazer muita arruaça e fecharam a piscina. Acho que deveria ter um pouco mais de cuidados e infelizmente nós não podemos fazer nada”, conta Ernestina Martins
Em outro ponto da cidade, na Vila Proost de Souza, a piscina da Praça de Esportes José Gentil Franco de Campos está abandonada, tem mato crescendo no entorno e por causa das chuvas nas últimas semanas, a água começou a acumular.
Outros locais como a piscina do Complexo Jorge Medonça e do Clube Brasil de Oliveira foram aterrados atendendo a pedidos da população do bairro.
Como ter acesso às piscinas públicas?
É necessário criar uma carteirinha que pode ser utilizada em todas as piscinas públicas da metrópole. Para ela ser feita é preciso comparecer nos horários de funcionamento das piscinas de quarta a sexta-feira e aos sábados pela manhã. Documentos necessários:
2 fotos 3×4 recentes,
RG, CNH ou certidão de nascimento
Comprovante de residência.
Também é preciso pagar uma taxa mensal no valor de R$ 16,20 para adultos e R$ 8,10 para adolescentes a partir de 14 anos até 18 anos. Idosos acima de 60 anos e crianças com menos de 14 anos não pagam.
Campinas tem piscinas públicas abandonadas e sem manutenção em meio ao calor e aumento de visitantes
Reprodução EPTV
Endereços das piscinas públicas
Todas as piscinas contam com salva-vidas e permanecem abertas de quarta a domingo, das 8h30 às 11h45 e das 14h às 16h45.
Balneário Taquaral: Avenida Dr. Heitor Penteado, S/Nº, Portão 7 – Taquaral
Clube João Carlos de Oliveira: Avenida Nossa Senhora das Dores, 67, Vila Padre Anchieta
Praça Benedito dos Santos: Rua Ricardo Gumbleton Daunt, S/Nº, Sousas
Praça Chico Mendes (Cafezinho): Rua Comendador Herculano Graciole, 40, Parque Anhumas
Praça de Esportes Salvador Lombardi Neto: Rua Barão de Porto Feliz, S/Nº, Jardim Eulina
Praça Dorival Daniel Waetge: Rua João Brasil, S/Nº, Vila Formosa
Praça Edgard Ariani: Rua Maria Encarnação Duarte, 480, Novo Cambuí
Praça Emil Rached: Rua Nelson Barbosa da Silva, S/Nº, Dic Vi
Praça Ferdinando Panattoni: Rua Frederico Ozanã, 360, Vila Joaquim Inácio
Praça Pompeu de Vitto: Rua Plínio Pereira Neves, 260, Jardim Nova Europa
Praça Roberto Ângelo Barbosa: Rua Ernesto Luís de Oliveira, 45, Vila 31 De Março
Piscinas que estão desativadas segundo o site da prefeitura:
Praça de Esportes Carlos Grimaldi
Praça de Esportes Gilberto Campos Valente- Rua Mafalda Guedes Milano, 117 – Joaquim Egídio
Praça de Esportes José Gentil Franco de Campos- Rua Joaquim Teodoro T. De Souza, 80 – Proost de Souza
Praça de Esportes Olímpio Dias Porto- Rua Laranjal Paulista, 635 – Vila Pompéia.
Campinas tem piscinas públicas abandonadas e sem manutenção em meio ao calor e aumento de visitantes
Reprodução EPTV
O que diz a prefeitura
Em nota, a prefeitura falou que a Praça de Esportes Gilberto Campos Valente, em Sousas, a piscina menor está em fase de testes para reabrir, enquanto a maior precisa ser reformada e já tem projeto pronto. No entanto, a prefeitura não deu prazo e na nota disse apenas que ocorreria “em breve”.
As piscinas das Praças de Esporte José Gentil Franco de Campos e Olimpio Dias Porto vão ser reformadas porque estão com vazamento, mas a nota também não informou sobre prazo.
A piscina do Complexo Jorge Medonça foi aterrada atendendo a um pedido da própria população e no local existe um “parque molhado”.
É a mesma situação da piscina do Clube Brasil de Oliveira, que a pedido da população foi transformado em um campo de futebol.
No entanto, na nota a prefeitura não falou o que pretende fazer com as piscinas que estão sujas ou com água acumulada. Mas assim que ela der um retorno sobre o assunto, a matéria será atualizada.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas