
Ofício foi enviado à unidade hospitalar na tarde desta terça-feira (18) após denúncias de que calor excessivo estaria prejudicando pacientes, acompanhantes e funcionários. Hospital tem 72h para responder. Defensoria cobra Hospital Estadual sobre falta de climatização em áreas de internação
Famesp/Divulgação
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo enviou um ofício ao Hospital Estadual de Bauru (SP) solicitando informações sobre a climatização da unidade após denúncias de que áreas como a enfermaria não possuem ar-condicionado ou ventiladores, prejudicando pacientes, acompanhantes e funcionários.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O documento foi encaminhado à administração do hospital na terça-feira (18), e o prazo para resposta é de 72 horas.
No texto, a Defensoria pede detalhes sobre quais setores possuem climatização adequada, além do número de reclamações recebidas pela ouvidoria do hospital nos anos de 2024 e 2025 sobre o assunto.
O documento cita ainda a denúncia de um paciente que, após realizar uma cirurgia no hospital e ser internado em uma enfermaria sem ar-condicionado, desenvolveu uma doença renal grave. Os médicos teriam associado o quadro à desidratação causada pelo calor excessivo no local.
Familiares também relataram o desconforto enfrentado por acompanhantes e funcionários devido à falta de climatização. De acordo com o promotor responsável, o hospital já acusou o recebimento do ofício e informou que está levantando as informações solicitadas.
Caso o prazo não seja cumprido, a Defensoria afirmou que buscará resolver a situação na esfera administrativa, mas não descarta acionar a Justiça, se necessário.
Em nota, o Hospital Estadual de Bauru (HEB) lamentou o ocorrido e informou que possui climatização parcial em seus quatro blocos estruturais e há projetos em análise para ampliar o conforto climático, especialmente nas áreas de assistência.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região