
O mutirão ocorre na Estação da Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16. Ação faz parte do programa “Zera Fila” e pretende realizar 2,8 mil procedimentos até o mês de julho. ‘Zera fila’ busca encerrar espera para procedimentos oftalmológicos em Piracicaba
A Secretaria de Saúde de Piracicaba (SP) está realizando um mutirão de atendimento oftalmológico para quem precisa de cirurgia para catarata. A convocação está sendo feita para pacientes prioritários, alguns estando na fila de espera há mais de um ano. Porém, muitos pacientes não estão conseguindo ser contactados por falta de atualização no cadastro e podem ficar sem o atendimento.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
O atendimento do mutirão ocorre na Estação da Paulista de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Só serão atendidos os pacientes que atenderem a ligação da Secretaria da Saúde convocando a presença.
A ação faz parte do programa “Zera Fila”, que pretende realizar 2,8 mil procedimentos oftalmológicos até o mês de julho. No momento, o foco é o atendimento de pacientes prioritários. Os convocados irão passar por todos os exames pré-operatórios necessários e vão ser encaminhados para cirurgia já na próxima semana.
Porém, a pasta informou que está tendo dificuldades em entrar em contato com alguns pacientes que estão na fila do atendimento, pois os cadastros não estão atualizados.
É preciso que os pacientes atualizem os cadastros no seu posto de saúde sempre que houver mudança de algum dado de contato, como telefone. Aqueles que não tiverem os dados atualizados podem perder a chance de serem atendidos por não atender a ligação de convocação.
Piracicaba realiza mutirão de exames oftalmológicos na Estação da Paulista
Edijan Del Santo/EPTV
Espera pelo atendimento
A equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no laboratório montado na Estação e conversou com algumas das pessoas que estavam lá esperando por atendimento. Algumas estão na fila há mais de um ano esperando pela cirurgia.
A dona de casa Neuza Mendes espera pela cirurgia e reclama sobre a insegurança que a visão comprometida causa. “É péssimo enxergar com um olho só, não é nada agradável. Tenho medo de andar sozinha na rua e cair.” Ela torce para que, com o mutirão, consiga fazer a cirurgia o mais rápido possível.
Elizabeth Forte também espera na fila por um atendimento e se queixa sobre a visão. Ela demonstra entusiasmo com a ação que promete acelerar o tempo de espera pelo procedimento. “A vista estava bem fraca, agora vai dar tudo certo. Tem que ter paciência agora, mas é um alívio”, agradece a dona de casa.
Pacientes aguardam para realizar exames oftalmológicos em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba