Estátua de Chico Mendes que teve mãos arrancadas é revitalizada e recolocada em praça de Rio Branco


Monumento tinha sido deteriorado no dia 15 de janeiro. Fundação Elias Mansour fez a revitalização e estátua retornou à Praça dos Povos da Floresta, no Centro de Rio Branco, nesta quarta-feira (19). Estátua de Chico Mendes foi devolvida a Praça em Rio Branco
Reprodução
A estátua do seringueiro e ativista Chico Mendes que havia sido vandalizada no dia 15 de janeiro foi revitalizada e devolvida à Praça dos Povos da Floresta, no Centro da capital acreana, nesta quarta-feira (19), mais de um mês após o ocorrido. A escultura voltou para seu local de origem, fixada no chão.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A Fundação Elias Mansour (FEM) é a responsável por gerir as políticas culturais do governo do Acre, e a revitalização da estátua é de responsabilidade do órgão. Para o retorno de Chico Mendes à Praça, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) teve o papel de fixá-la novamente no local.
O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, mostrou o retorno da estátua com as mãos que haviam sido arrancadas por meio de um vídeo nas redes sociais. (Veja vídeo completo abaixo).
“Pessoal, estamos devolvendo a estátua de Chico Mendes. Infelizmente, vândalos vieram aqui, retiraram as mãos, danificaram essa estátua que tem um simbolismo muito importante para o povo acreano, para o povo brasileiro e, por que não dizer, para a população mundial”, disse ele.
Estátua de Chico Mendes que teve mãos arrancadas é revitalizada e devolvida a praça no AC
Vandalismo frequente
Esta não foi a primeira vez que a estátua é alvo de vândalos. No monumento original, Chico Mendes aparecia ao lado de uma criança, seu filho. Mas, em 2018, a estátua do menino foi levada.
Em julho de 2022, o monumento foi alvo novamente e chegou a ser derrubado da base onde fica. Na época, o crime foi denunciado pela presidente do Comitê Chico Mendes e filha do ambientalista, Ângela Mendes, nas redes sociais. Ela gravou um vídeo no local mostrando que a estátua estava no chão, fez um desabafo e pediu providências do poder público.
Em novembro de 2023, a estátua voltou à Praça dos Povos da Floresta, após uma restauração, pintura e outros serviços de revitalização.
LEIA TAMBÉM:
Alvo frequente de vândalos, estátua de Chico Mendes tem mãos arrancadas em Rio Branco
Estátua de Chico Mendes é arrancada por vândalos em praça no Acre e filha aponta descaso: ‘falta de respeito’
No AC, familiares de Chico Mendes e ativistas fazem ato após estátua de líder ser derrubada e pedem punição de responsáveis
Alvo de vândalos há mais de 1 ano, estátua de Chico Mendes é restaurada e colocada em praça de Rio Branco
Após 25 anos, viúva de Chico Mendes diz não perdoar assassinos
Vândalos levaram as mãos da estátua de Chico Mendes no Centro de Rio Branco
Jardel Angelim/Rede Amazônica
Chico Mendes
Chico Mendes foi morto com um tiro de escopeta em 22 de dezembro de 1988 enquanto tomava banho nos fundos de casa, uma semana antes, o líder seringueiro havia completado 44 anos. Chico Mendes, que morava em Xapuri, cidade do interior do Acre, é conhecido nacionalmente e internacionalmente como ativista ambiental.
Após a morte de Chico Mendes, Darly Alves da Silva e seu filho Darci Alves, foram apontados como os principais suspeitos do homicídio. Pai e filho acabaram sendo condenados em 1990 a 19 anos de detenção. O primeiro porque teria sido o mandante do crime e o segundo porque teria atirado no ativista.
Saiba quem foi Chico Mendes, líder seringueiro morto há 33 anos por fazendeiros no interior do Acre
Reprodução
Conhecido internacionalmente, o legado de Chico Mendes hoje é mantido pelos filhos, por meio do Comitê Chico Mendes e também outras ações. A casa do líder, na cidade de Xapuri, também é um patrimônio histórico do estado, em novembro de 2023 foi reaberta após cinco anos fechada.
Hoje a maior reserva extrativista do Acre leva o nome do seringueiro, mas tem sofrido com ameaças de desmatamento, sempre liderando também o ranking de queimadas em áreas protegidas. Entre 2022 e 2023 reduziu 71% o desmatamento. Ela é a área protegida mais pressionada pelo desmatamento de acordo com a Imazon.
Secretaria de Infraestrutura vai revitalizar estátua de Chico Mendes
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.