
Ações educativas da Semsa buscam ampliar a conscientização e prevenir novas infecções em áreas com maior incidência de casos. Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/RBS TV
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, oeste do Pará, está promovendo uma série de palestras educativas sobre a Doença de Chagas em áreas endêmicas do município. As atividades serão realizadas até maio e, em algumas regiões, incluirão também informações sobre arboviroses como dengue, chikungunya e zika. A partir do segundo semestre, a atenção será focada prioritariamente na prevenção das arboviroses, com prioridade para os locais com maior incidência de casos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As primeiras palestras foram realizadas na comunidade Jacamim, onde houve casos de Chagas e dengue. O cronograma prevê que outros bairros como Aparecida, Caranazal e Livramento também recebam informações sobre ambas as doenças. A partir de maio, a campanha vai se concentrar nas arboviroses, começando pelos bairros com maior incidência de dengue, como Jardim Santarém e Aeroporto Velho.
Em 2024, o município registrou 1.284 casos notificados de dengue, dos quais 217 foram confirmados. Desses, 55% ocorreram em mulheres. De acordo com os critérios do Ministério da Saúde, Santarém é considerado um município de baixo risco, pois sua taxa de incidência acumulada está abaixo de 100 casos por 100 mil habitantes. No entanto, há preocupação com possíveis subnotificações, pois muitas pessoas não realizam exames para confirmação da doença.
Bairros com casos confirmados de dengue
As primeiras palestras foram realizadas com foco na conscientização sobre Chagas e dengue, reforçando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da comunidade
Divulgação
Os casos confirmados de dengue em Santarém estão distribuídos por vários bairros. Os mais afetados são:
1º lugar: Jardim Santarém e Aeroporto Velho;
2º lugar: Caranazal;
3º lugar: Diamantino;
4º lugar: Livramento e Bela Vista do Juá;
5º lugar: Alvorada e Santana;
6º lugar: Salvação, Jaderlândia e Área Verde;
7º lugar: Santíssimo, Nova República, Liberdade, Esperança e Maicá;
8º lugar: Urumari, Tabocal, São José Operário, Santarenzinho, Mararu, Maracanã, Interventoria e Alter do Chão;
9º lugar: Aparecida, Vitória Régia, Prainha, Floresta e São José;
10º lugar: Uruará, Matinha, Jutaí, Boa Esperança, Vigia e Ipanema;
11º lugar: Tipizal, Tapará Grande, São Pedro, São Francisco, Santa Rosa, Ramal do Gato, Pérola do Maicá, Pajuçara, Nova Vitória, Cristo Rei, Pedra Branca, Centro, Campo Novo, Cambuquira e Amparo.
Importância da notificação
Formando multiplicadores do conhecimento! As palestras sobre Chagas e dengue começaram em fevereiro na comunidade Jacamim e agora seguem nas escolas
Divulgação
Para a coordenadora do Setor de Informação, Educação e Comunicação da Semsa, Taiane Matos, a população deve estar atenta à importância da notificação dos casos.
“Tivemos 217 casos confirmados no ano passado, mas considerando a população do município, isso ainda é considerado baixo. Contudo, pode haver subnotificação, pois muitas pessoas têm sintomas, procuram assistência, mas não realizam exames para confirmação”, alertou.
A coordenadora reforçou que a notificação é essencial para que o Ministério da Saúde tenha uma visão real da incidência da doença na região.
“Ainda não recebemos a vacina contra a dengue porque o Ministério entende que temos uma baixa incidência. Se conseguirmos notificar corretamente os casos, poderemos pleitear a inclusão da vacina para nossa população”, destacou.
Multiplicação da informação
As palestras também buscam envolver estudantes, para que eles se tornem multiplicadores do conhecimento.
“Já iniciamos os trabalhos em fevereiro na comunidade Jacamim e estamos reforçando as informações nas escolas. Os alunos aprendem sobre Chagas e dengue e levam esse conhecimento para suas casas e comunidades”, concluiu Taiane Matos.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região