
As avenidas Santos Dumont e Washington Luís, a Rua Santa Eulália e o Túnel Ayrton Senna I vão receber a sinalização. As obras devem ser concluídas até o final de abril, segundo a Prefeitura de São Paulo. Faixa Azul exclusiva para motos em SP
Arquivo Pessoal/Aldieres Batista
A cidade de São Paulo vai ganhar mais quatro faixas azuis. As obras começaram nesta segunda-feira (15) nas avenidas Santos Dumont e Washington Luís, na Rua Santa Eulália e no Túnel Ayrton Senna I e devem ser concluídas até o final de abril, segundo a Prefeitura de São Paulo.
A Faixa Azul, sinalização exclusiva para circulação de motos, foi implantada em SP pela primeira vez em 2022, na Avenida 23 de Maio. Desde então, no trecho onde está a faixa, não houve mortes com motociclistas, o que levou o projeto a ser expandido para outros endereços.
O corredor Washington Luís vai ter a Faixa Azul em três trechos sentido Centro: entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia; entre a Avenida Dória e a Rua Viaza; e entre a Rua Vieira de Morais e a Avenida dos Bandeirantes.
A Avenida Santos Dumont, desde a Avenida Braz Leme até a Ponte das Bandeiras vai ter Faixa Azul nos dois sentidos. Um trecho da Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, terá a Faixa Azul no sentido centro.
O túnel Ayrton Senna vai receber a sinalização entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colentino Marques.
Atualmente, a cidade tem 90,1 km de Faixa Azul. Com a finalização das obras deste mês serão 98 km.
Sinalização da Faixa Azul na cidade de SP
Reprodução/CET
No total, 28 vias foram aprovadas em março deste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para serem implementadas em SP. No total vão ser mais 120 km de Faixa Azul, totalizando 200 km até dezembro de 2024.
Confira as vias que receberam a aprovação da Senatran:
Estrada de Itapecerica;
Avenida Senador Teotônio Vilela;
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
Rua Vergueiro;
Avenida Santos Dumont (entre Av. Braz Leme e Ponte das Bandeiras);
Avenida Braz Leme;
Rua Santa Eulália;
Via Elevada Presidente João Goulart;
Túnel Ayrton Senna I;
Complexo Viário Maria Maluf;
Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro;
Avenida Eliseu de Almeida;
Avenida Salim Farah Maluf;
Avenida Pirajussara;
Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello;
Avenida Washington Luís;
Avenida Inajar de Souza;
Avenida do Cursino;
Avenida Jornalista Roberto Marinho;
Avenida Escola Politécnica;
Avenida Doutor Gastão Vidigal;
Avenida Aricanduva;
Avenida Doutor Ricardo Jafet;
Avenida Professor Abraão de Morais;
Avenida Presidente Tancredo Neves;
Avenida Governador Carvalho Pinto/ Avenida Dom Helder Câmara/ Avenida Calim Eid;
Rua Sapetuba;
Eixo Norte/Sul (Av. Moreira Guimarães; Av. Rubem Berta; Viaduto 11 de Junho; Av. 23 de Maio; Túnel São João Paulo II; Av. Prestes Maia; Passagem Tom Jobim; Av. Tiradentes; Av. Santos Dumont, entre a Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, e Ponte das Bandeira).
A Faixa Azul é um projeto-piloto criado para reduzir o número de acidentes graves e óbitos de motociclistas, inspirado em experiências da Malásia, de Copenhagen e de cidades australianas.
Autoridades de trânsito do México e das cidades de Porto Alegre (RS) e Feira de Santana (BA) estiveram na CET para conhecer o Faixa Azul. Recentemente, o projeto foi apresentado na Espanha durante conferência internacional de segurança para motos.