
Complexo multifuncional deve beneficiar mais de 50 mil habitantes com dezenas de serviços gratuitos. Construção da Usina da Paz em Óbidos alcança 30% dos serviços concluídos
Bruno Cruz / Agência Pará
A construção da Usina da Paz em Óbidos, no oeste do Pará, já desperta a atenção e gera expectativas em quem passa pela Rodovia PA-437, na confluência com a estrada do Curumu. Os serviços executados em um terreno de quase 16 mil m², com 6 mil m² de área construída, prosseguem em ritmo acelerado, com 30% já concluídos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Esse percentual representa a execução de estaca hélice contínua nos ativos Complexo Poliesportivo, Usina e Assistência, execução de blocos de concreto armado dos ativos, execução da estrutura da piscina, inclusive o deck, alvenaria de bloco de concreto da guarita e casa de bombas e assim como a quadra de areia. Também foram feitos serviços de terraplanagem e também a execução da drenagem subterrânea em manilha de concreto armado e poços de visita”, informou a engenheira de Qualidade, Thaís Barbosa.
A obra resultante da parceria entre o Governo do Pará e a empresa Vale movimenta 120 profissionais, que trabalham com apoio de máquinas retroescavadeiras, perfuratriz, escavadeiras e caminhão Munck, e representa oportunidade de emprego para trabalhadores da construção civil de Óbidos e cidades vizinhas.
José Silva da Costa comemora emprego na construção da Usina da Paz em Óbidos
Bruno Cruz / Agência Pará
“É uma oportunidade boa porque aqui é difícil encontrar emprego com todos os direitos trabalhistas garantidos. Me sinto pronto para o mercado de trabalho. Esse projeto é muito legal, e vai trazer muita coisa para cá, como quadra, piscina, esportes. Vai ser muito bom!”, destacou o obidense José da Costa, 22 anos.
Outro que conseguiu emprego da obra é Edy Carlos dos Passos Costa, que viajou por 72 quilômetros para trabalhar no complexo multifuncional. “Eu vim de Oriximiná para trabalhar aqui como operador de máquinas, e me sinto feliz pela oportunidade, e agradecido à empresa que me contratou por acreditar no meu profissionalismo”, contou o profissional.
Área onde será construída a piscina da Usina da Paz
Bruno Cruz / Agência Pará
Serviços integrados
A Usina da Paz é um projeto integrado ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. Os complexos são voltados para a produção de um ambiente de cidadania, cultura, lazer, esporte e transformação social, e também voltados à prevenção da violência, inclusão social e ao fortalecimento comunitário.
Além de aulas de natação, a Usipaz em Óbidos oferecerá serviços de cidadania, com emissão de documentos; atividades esportivas; atendimento médico e odontológico, e consultoria jurídica. Também haverá espaços para promoção de feiras e encontros da comunidade, biblioteca, capacitação técnica e profissionalizante, robótica e atividades culturais, incluindo dança, teatro e musicalização.
Atualmente, já estão em funcionamento dez Usinas, sendo oito na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba e Castanhal) e duas na região sudeste, nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região