
Projeto foi pensado por estudantes no município de Barra do Ribeiro e funciona desde 2023. A iniciativa realizou 320 atendimentos em 2024. SUS Animal: Serviço veterinário gratuito no RS
A ideia de um grupo de alunos do 8º ano de Barra do Ribeiro, na região sul do Estado, foi a semente para a criação de um projeto especial: uma clínica de atendimento gratuito para pets. Só no ano passado, o projeto realizou 320 atendimentos. Tudo é feito de forma voluntária e gratuita.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O serviço, que surgiu em 2023 e foi batizado de SUS Animal, oferece exames, consultas e tratamentos para animais com tutores de baixa renda.
Animais recebem atendimento sem custos
Reprodução/RBSTV
Como surgiu
O projeto teve início em sala de aula, na Escola Fundamental São José. Em abril de 2023, 17 alunos tiveram que preparar o texto para uma petição, uma atividade valendo nota. Foi então que nasceu a ideia: criar o “Sistema Único de Saúde Animal”. O texto acabou não virando projeto de lei, mas ganhou vida com a Associação Para Controle Populacional de Animais (ACPA) de Barra do Ribeiro, que já atuava há 10 anos na região.
“Sou bibliotecária na Escola São José, e os alunos estavam fazendo um projeto que se chamava SUS Animal. E a gente disse: ‘olha, é a nossa cara, vamos conversar com a escola, vamos conversar com o professor, com os alunos, e se eles permitem que a gente faça a parte prática disso, né? Que a gente coloque, tire da teoria, tire do papel esse projeto deles’. E foi exatamente isso que aconteceu. A gente conversou com a direção, conversou com eles e iniciamos o projeto”, contou Rosa Elena Manoel, vice-presidente da Associação.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 100 cães são encontrados pela polícia em situação de maus-tratos dentro de canil clandestino no RS
Filhote de cachorro é resgatado após cair e ficar preso em bueiro, em Santa Rosa
O “SUS Animal” não tem ligação com o poder público e depende de doações e patrocínios. Segundo Rosa Elena, presidente da ACPA, o local possui dois veterinários fixos, um clínico e um cirurgião. Uma vez por mês, a clínica ainda conta com o Projeto Castração.
“Além disso, temos os veterinários volantes que realizam os exames de ultrassonografia, de Raio X, eco cardiograma entre outras especialidades”, explica.
Para os próximos meses, a ideia é expandir o projeto e, até mesmo, criar uma farmácia popular para os animais.
“Também não adianta fazer o tratamento aqui e ele não consegue continuar em casa com o medicamento. Não vai ter o dinheiro para poder comprar o medicamento. Então isso já está fazendo parte do nosso segundo projeto de formar uma farmácia popular, de conseguir patrocínio para comprar o medicamento, para entregar para a pessoa que não tem condições”, contou Marco Aurélio, presidente da Associação.
Aurélio também explica que o objetivo agora é propor ao governo de Estado a possibilidade de usar Barra do Ribeiro como projeto piloto para todas as cidades do Rio Grande do Sul.
“Se Barra do Ribeiro está conseguindo fazer com um grupo de voluntários, por que outras cidades não podem fazer? Que sirva de inspiração. Cada cidade conhece o seu tamanho, as suas características, tem como fazer, é possível”, finaliza o presidente.
Como ser atendido
Para o animal conseguir acesso ao serviço, basta agendar horário através do contato (51) 99751-3132 e estar com os itens abaixo:
Documento com foto;
Comprovante de residência;
Estar inscrito no CadÚnico.
Tutores buscam atendimento gratuito para seus pets
Reprodução/RBSTV