Documentário ‘Bajara Musical’ mostra trajetória de vida e musical de cantoras ribeirinhas


Lenny Viana, Sabrina Oliveira e Alessandra Araújo são protagonistas do documentário.
Alessandra Araújo, Lenny Viana e Sabrina Oliveira fazem show de ritmos paraenses no Sairé
Divulgação
As artistas paraenses Lenny Viana, Sabrina Oliveira e Alessandra Araújo são protagonistas do documentário “Bajara Musical”, que será lançado oficialmente nesta terça (25) no Youtube. A produção audiovisual que conta a trajetória de vida e musical das três artistas, que têm forte ligação com o cenário ribeirinho do Baixo Amazonas, seja pela própria vivência pessoal ou profissional, estará disponível na plataforma de vídeo a partir das 18h.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Resultado de meses de trabalho da Premier Produções em coprodução com a Amazônica Produtora, o Bajara Musical destaca como muitas composições e produções artísticas são moldadas pelas experiências e vivências que refletem o sangue caboclo.
Ritmos e gêneros musicais, como a brega marcante e o carimbó tradicional, são apresentados como referências da identidade cultural de cidades ribeirinhas como Santarém, intimamente ligadas aos rios Amazonas e Tapajós.
Inspirado por grandes produções e artistas nacionais e regionais, o documentário celebra as raízes mocorongas e amazônicas, revelando uma sonoridade única do oeste do Pará. O nome “Bajara Musical” reflete o discurso dos artistas, que, entre outras coisas, se expressam a bordo de uma bajara, enfatizando sua importância como ferramenta de circulação ribeirinha.
A obra audiovisual e musical registra a história e o legado das artistas, levando a musicalidade mocoronga para além da região do Baixo Amazonas.
Nos últimos anos, as artistas têm conciliado a rotina de apresentação nos palcos na cidade e no interior, sobretudo, em comunidades ribeirinhas. No documentário, as artistas falam das parcerias musicais que geraram produções artísticas e da musicalidade que reforça não somente o gosto do público local e regional, como a relação delas com o cenário local ribeirinho.
O projeto é inspirado em grandes produções e artistas nacionais e regionais, além de grandes nomes da cultura popular local, que só reforçam as raízes mocoronga e amazônica como um todo, de modo a mostrar a sonoridade originária do oeste do Pará.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.