
O curso do Projeto Cine Floresta é aberto ao público a partir de 16 anos. O conteúdo inclui fotografia, operação de câmeras, captação de áudio, iluminação, roteiro, edição e pilotagem de drone. Curso de capacitação em produção audiovisual é gratuito
Cine Floresta
Apaixonados pelo universo do audiovisual terão a oportunidade de fazer um Curso Gratuito de Capacitação em Audiovisual, iniciativa do Cine Floresta – projeto selecionado no edital Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Pará, via Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult). O período de inscrições iniciou nesta segunda (24) e se estende até sexta (28) neste link.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Serão ofertadas 20 vagas e os participantes vão receber certificado ao final do curso. Para garantir a vaga, basta preencher o formulário digital com as informações solicitadas e aguardar a confirmação. As atividades vão ocorrer na escola municipal Getúlio Vargas, com início no dia 08/03/2025 e término no dia 24/05/2025.
O curso será realizado em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, na comunidade Igarapé da Lama, na PA-445, zona rural do município, durante os meses de março, abril e maio deste ano. Com duração de 80h, o conteúdo inclui fotografia, operação de câmeras DSLR (câmeras profissionais), roteiro de vídeo, captação de áudio, iluminação para vídeo, edição de vídeo e pilotagem de drone.
Além das atividades teóricas e práticas, haverá palestra sobre cinema, exibição de curta-metragem na comunidade, exposição de fotografias, além da produção de projetos, com um curta-metragem e um vídeo institucional. “É um curso completo para que os participantes possam, de fato, aprender o conceito do audiovisual e aproveitar ao máximo cada etapa”, disse o coordenador, Silvágner Grigório.
“O curso tem como objetivo capacitar os participantes nos diversos aspectos da produção audiovisual, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos. Há uma nova geração de produtores que precisa de formação para potencializar suas narrativas para as telas. Com o projeto, vamos levar conhecimento e oportunidade para esse público, e de graça”, afirmou o diretor-geral, Vagner Mota.
Sobre o Cine Floresta
O Cine Floresta tem como objetivo fomentar a cultura e a produção audiovisual em Mojuí dos Campos, situado no interior do Pará, na Floresta Amazônica. A proposta busca promover o acesso da população à arte, incentivar a produção local, além de ampliar o acesso da comunidade à linguagem cinematográfica, oferecendo uma programação diversificada e acessível a todos.
Equipe Técnica
O curso de capacitação conta com um time de profissionais altamente qualificados e com vasta experiência no setor audiovisual. O diretor geral é Vagner Mota, enquanto a coordenação fica a cargo de Silvágner Grigório e Glicilene Evaristo. As atividades serão conduzidas por Vagner Mota, Silvágner Grigório, além de Emanoel Loureiro, Francinaldo Damasceno e Udirley Andrade.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região