
Campanha de conscientização, Patrulha Maria da Penha e Aplicativo Salve Maria são ferramentas de proteção disponíveis para denúncias Para prevenir e conscientizar a população sobre a importunação sexual durante o período carnavalesco, o Governo do Maranhão está desenvolvendo a campanha “Carnaval é Alegria. Sem Assédio na Folia”. O tema central é a prevenção ao assédio e reforça a importância de um Carnaval seguro e respeitoso para todas as mulheres.
Mulheres recebem dicas de segurança no circuito da folia
Divulgação/Gov do Maranhão
Além disso, o estado vai dispor de uma rede de proteção para combater os casos de assédio e violência, como forma de conscientizar a população e reduzir a ocorrência deste tipo de crime.
A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) que conta com um estande no corredor da folia Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, onde uma equipe oferta serviços de orientação, apoio e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes.
A população tem acesso a panfletos informativos que explicam o funcionamento da rede de proteção à mulher e destacam o assédio como uma forma de violência.
“Estamos mais uma vez em uma grandiosa festa que é o Carnaval com a mensagem da não-violência de gênero. Convidamos a sociedade para se juntar a nós nos corredores de Carnaval para lembrar que a mulher tem o direito ao lazer, à diversão e a vivenciar a cultura sem ser assediada. Por isso, nosso tema é sobre viver o Carnaval da alegria com muito respeito. E alertamos, para que em caso de assédio ou importunação, a mulher recorra à rede de proteção presente nos espaços de folia ou acione os telefones 190 e 180 para a denúncia”, destaca a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha.
Canal de denúncias 24h
Além da campanha, o governo disponibiliza os serviços da Casa da Mulher Brasileira, espaço que integra serviços de amparo psicológico, social e jurídico para acolher e atender às mulheres em situação de vulnerabilidade, na região da Grande Ilha, incluindo casos de estupro.
A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, afirma que a Casa funcionará 24h para receber as vítimas de violência, com a integração de diversos parceiros para garantir um Carnaval mais seguro.
“Todos os órgãos estão unidos num só propósito que é de atender as nossas mulheres e combater a violência. Não deixem de denunciar, na Casa da Mulher Brasileira temos o suporte necessário de forma ágil e humanizada”, afirmou Susan Lucena.
Patrulha Maria da Penha
Durante todo os dias de folia, o trabalho das equipes da Patrulha Maria da Penha segue no ritmo normal, 24h, com o atendimento e acompanhamento das mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar, detentora de medidas protetivas de urgência, deferidas por autoridade competente, fiscalizando o cumprimento.
Aplicativo Salve Maria Maranhão
O aplicativo Salve Maria Maranhão é mais um canal de denúncia para atender mulheres vítimas de violência. Lançado em 2020, o serviço conta com tecnologia de georreferenciamento que acompanha a localização da mulher em tempo real.
O aplicativo Salve Maria Maranhão pode ser baixado, gratuitamente, em lojas de aplicativos de celulares ou tablets.
Depois de baixado, a usuária terá de preencher um cadastro com informações básicas como nome, telefone, data de nascimento, RG, CPF e endereço completo. Também será necessário inserir uma foto de rosto (selfie).
O aplicativo Salve Maria Maranhão reduz o tempo de resposta em atendimentos de emergência solicitados por mulheres vítimas de violência. Para isso, não é necessário fornecer nenhuma outra informação além das que já foram dadas no momento do cadastro. Ou seja, bastará que a usuária pressione o botão de segurança para acionar os policiais.
“A ferramenta é essencial em situações de emergência, de grave ameaça, permitindo uma resposta rápida das autoridades e proporcionando mais segurança para as vítimas”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
O aplicativo se soma a outros canais de denúncia, como o próprio site da Delegacia Online (delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br), e às delegacias da mulher e demais núcleos especializados.
Dicas para se proteger no Carnaval:
– Golpes da bebida: não deixe seu copo sozinho e jamais aceite bebidas de estranhos.
– Aposte nos instrumentos de defesa: leve na bolsa spray de pimenta e armas de eletrochoque.
– Mantenha contato com seu grupo de amigos: evite ficar sozinha ou em locais isolados.
– Evite beber demais: a bebida pode dar a ilusão de segurança, mas na realidade a embriaguez tira o senso de atenção.
– Fique esperta em carros de aplicativo: sempre compartilhe sua localização com algum amigo ou familiar. Se você estacionou o carro na rua, certifique-se de que não há ninguém próximo ao ir embora.
Saiba informações e ferramentas online de denúncia:
– Casa da Mulher Brasileira funciona 24h.
– Ligue nos números 180 e 190 para denúncias.
– Acesse o aplicativo Salve Maria Maranhão e acione a Polícia Militar por georreferenciamento.
– Faça boletim de ocorrência online por meio do delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br
– Faça pedido de medida protetiva de urgência online por meio do medidasprotetivas.tjma.jus.br/home
– E se não tiver para onde ir, a Casa da Mulher Brasileira possui alojamento de passagem e pode encaminhar mulheres para a Casa Abrigo, local sigiloso, do Tribunal de Justiça.