
Operação visa reprimir crimes ambientais voltados à exploração da Floresta Kayapó. Apreensão de toras de madeira em Cumaru do Norte
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF), com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), apreendeu na quinta-feira (27) dezenas de toras de madeira extraídas ilegalmente da Terra Indígena (TI) Kayapó, no município de Cumaru do Norte, sudeste do Pará.
De acordo com informações da Polícia Federal (PF), foi confirmada a presença de madeireiras que estavam utilizando madeira de castanheiras e outras espécies extraídas ilegalmente da Terra Indígena (TI) Kayapó.
No início da operação, três caminhões foram apreendidos, saindo da Terra Indígena carregados com dezenas de toras de castanheiras e outras espécies, como cedro e cumaru, com destino a madeireiras em Cumaru do Norte.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Em uma terceira madeireira, foi localizada uma grande quantidade de toras, além de centenas de metros cúbicos de madeira já serrada. No local, havia também um caminhão sendo carregado com madeira serrada, possivelmente tábuas de castanheira.
No total, foram apreendidos quatro caminhões, dezenas de toras de madeira e dois aparelhos celulares. A responsável pela terceira madeireira estava no local no momento da abordagem policial, sendo conduzida para realização de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e liberada em seguida.
Os responsáveis pelas madeireiras foram identificados, mas as investigações prosseguem com o objetivo de identificar e responsabilizar os compradores da madeira serrada.
Vídeos com as principais notícias do Pará