Escolas de tempo integral do Piauí conquistam mais de 130 medalhas em competições estudantis


Entre 2006 e 2018, escola de Cocal dos Alves colecionou pódios em disputas acirradas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Centros de tempo integral também participam de seletivos de intercâmbio e se destacam no ingresso no ensino superior. Educação que transforma: escolas do norte do PI colecionam medalhas e aprovações no Enem
O Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, a 293 km de Teresina, nasceu de um sonho de um grupo de professores que se formaram em Parnaíba e desejavam retribuir o que tinham aprendido para os conterrâneos.
Duas décadas depois, a escola coleciona mais de 130 medalhas em competições e olimpíadas – entre elas a mais concorrida, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Escolas de tempo integral do PI conquistam mais de 130 medalhas em competições
TV Clube
Desde 2013, a unidade é uma escola de tempo integral, onde parte dos 400 alunos chega pela manhã e só volta para casa no final da tarde. Esse tempo de qualidade é investido para preparar os futuros participantes de competições. Um dos professores responsáveis por preparar os alunos para a OBMEP é Raimundo Alves, que já esteve do outro lado, sentado nas mesmas carteiras.
“Sou fruto desta escola e de um meio que procurou ensinar matemática para as pessoas antes mesmo das competições. O estudo sempre foi levado a sério, nosso sucesso vem de antes das olimpíadas”, destacou o educador.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A escola conta com alunos experientes, como o bicampeão na OBMEP Wallace Nathan, que pretende cursar medicina. E outros que começaram recentemente a trilhar o caminho das competições, como Samuel Brito, inspirado no histórico vitorioso do CETI. Ambos estudam durante oito horas diárias para alcançarem seus objetivos.
Escolas de tempo integral do PI conquistam mais de 130 medalhas em competições
TV Clube
Vagas no Sisu e seletivo de intercâmbio
Em Campo Maior, a 84 km de Teresina, a estudante Luiza Raylane conquistou sua primeira medalha na Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC). Aluna do Centro de Tempo Integral Raimundinho Andrade, a jovem compartilha a alegria do triunfo com seus professores.
“[A medalha] representa o meu esforço e o dos professores, que me ajudaram a conseguir essa medalha. Acredito que, se não tivermos educação, não somos nada na sociedade e no mundo. Não conseguimos um futuro bom”, argumenta Luiza.
O CETI faz questão de exibir sua galeria de vencedores: no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), vários alunos assumiram mais de 30 vagas em instituições de ensino superior. Para a direção da escola, o sucesso é fruto de um trabalho em equipe, desde o porteiro até a merendeira e os demais servidores.
Escolas de tempo integral do PI conquistam mais de 130 medalhas em competições
TV Clube
Uma das salas de aula recebe a seletiva do Seduckathon, uma competição de programação para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio matriculados em cursos técnicos de tecnologia da rede estadual de ensino. Os 20 vencedores terão a oportunidade de viajar para um intercâmbio nos Estados Unidos.
Além das medalhas, é comum que ex-alunos reencontrem os antigos professores após seguirem seu caminho no ensino superior. A estudante Cristiane Reis retornou à escola sorridente e com duas aprovações debaixo do braço.
“É estudar e focar, não se deixar abater por nada. A educação é muito importante e te faz ir longe, muito longe”, celebra a jovem.
Escolas de tempo integral do PI conquistam mais de 130 medalhas em competições
TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.