Lula cita pobreza da América do Sul e diz que EUA deveriam gerar emprego nos vizinhos em vez de construir muro

Na Colômbia, presidente participou de agendas ao lado do chefe do governo local, Gustavo Petro; presidentes discutiram a situação da Venezuela, do Haiti, além da relação bilateral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17) que os Estados Unidos deveriam se esforçar para gerar empregos nos países do continente americano em vez de construir um muro para impedir que cidadãos desses países entrem em território estadunidense.
O presidente deu a declaração na Colômbia, onde participou de agendas ao lado do chefe do governo local, Gustavo Petro, em Bogotá. Os presidentes também discutiram a situação da Venezuela, do Haiti, além da relação bilateral entre Brasil e Colômbia.
“Eis que, depois de 520 anos de existência, todos nós (países da América do Sul) continuamos pobres. É nesse continente que tem mais desemprego, é nesse continente que, junto com a África, tem mais desnutrição, tem mais fome, tem mais mortalidade infantil e tem menos perspectiva. Por isso, os Estados Unidos, que deveria cuidar disso gerando emprego junto aos seus vizinhos, os Estados Unidos tem uma política de construir um muro para proibir que latino-americanos, à procura de chance de trabalho na publicidade tão grande que eles fazem, são considerados bandidos”, disse Lula.
Em seguida, Lula e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, concederam uma entrevista coletiva à imprensa.
Na ocasião, Petro falou que os dois países conversaram sobre a crise política no Haiti e na Venezuela, e que querem ser mediadores do diálogo.
Já Lula afirmou que além desses assuntos, ambos falaram sobre o fortalecimento da relação comercial entre Brasil e Colômbia. “É preciso uma nova normatização da relação”, disse o presidente brasileiro.
Lula também mencionou que gostaria que a Colômbia participasse de reuniões do G-20, dos Brics e que o Brasil gostaria de participar da COP da Biodiversidade que acontece na Colômbia.
– Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.